sábado, julho 24, 2010

Um craque chamado Bibi

Ex-atacante do Sport é tratado como rei em Sergipe e é a principal arma do River Plate/SE contra o Central neste domingo
Diego Trajano


O Central precisará tomar muito cuidado no jogo deste domingo, contra o River Plate/SE, pela segunda rodada da Série D. Isso porque, o adversário da Patativa conta com um atleta "diferenciado" no elenco. Trata-se de um baixinho, velocista e artilheiro. Um meia-atacante que está aterrorizando a vida de quem aparece pela sua frente dentro de campo. Quem é esse jogador? É Bibi, o "Rei de Sergipe".



Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - 30/7/05
Sim, trata-se daquele mesmo Bibi que atuou no futebol pernambucano pelo Centro Limoeirense, Recife, Ypiranga e pelo próprio Central até chegar ao Sport, em 2005. Na temporada passada, Bibi foi contratado para o River Plate de Carmonópolis com a intenção de liderar o acesso do clube à primeira divisão do Campeonato Sergipano. O meia-atacante conseguiu cumprir a meta traçada pela direção e teve seu contrato renovado até dezembro deste ano. Um novo desafio foi traçado: levar o River ao título estadual. Bibi conseguiu mais. Além de campeão, foi o artilheiro e o craque do campeonato. Agora, o acesso à Série C.


Apesar da boa fase atual, Bibi tem algumas queixas do passado. Especialmente da época em que vestiu a camisa rubro-negra. Segundo ele, existiu preconceito por parte de alguns técnicos em sua passagem pelo Sport. Naquela temporada, o clube vivia um momento de muita pressão, pois tentava ser campeão no ano do centenário. Para isso, a diretoria contratou diversos jogadores de renome no mercado nacional. Entre eles os atacantes Vinícius, Adriano Chuva, Cristiano Brasília e Marco Antônio. Os medalhões não conseguiam balançar as redes. Bibi começou a entrar no segundo tempo das partidas. E sempre que entrava, mudava a cara do jogo.


Grande parte da torcida reconheceu o desempenho do baixinho e começou a pressionar os técnicos para sua escalação no time titular. No decorrer de quase todos os jogos, os gritos de "Bibi, Bibi, Bibi" eram entoados pela torcida rubro-negra. Até quando os treinadores sequer o colocavam no banco de reservas ele era aclamado. "É a minha maior recordação no futebol. A Ilha do Retiro inteira gritando meu nome. Era de arrepiar", lembrou o "Rei de Sergipe".


"Quando o treinador escutava a torcida e me colocava em campo eu não decepcionava. Futebol é momento, não é para ser avaliado o nome que o cara tem no Brasil ou os clubes em que jogou", explicou Bibi, que completou 30 anos de idade. "Tinha gente que dizia que eu só jogava bem quando entrava no decorrer da partida, mas numa das poucas vezes que fui titular, fiz um gol logo no começo e dei os passes para outros dois", lembra ao falar da vitória do Sport para o Vila Nova por 5 x 2, pela Série B do Brasileiro.


Bibi sonha em voltar ao futebol pernambucano para reviver esses momentos e ficar perto de sua família, que mora em Caruaru. Há um tempo atrás, ele chegou a ser oferecido ao Santa Cruz, mas o técnico Dado Cavalcanti preferiu vetar a contratação. Nos bastidores, comenta-se que o treinador não se interessou porque Bibi é muito baixo. "Existe também esse preconceito. Altura nunca foi um problema para mim. Tenho esse tamanho, não sou tão forte, mas nunca tive contusões sérias, nunca precisei passar por uma cirurgia. Sei que existe preconceito, mas isso não tem fundamento. Alguns dos melhores jogadores do mundo são baixinhos", contou o atleta de 1,62 metro e 58 quilos. "Ainda tenho muito futebol a mostrar e calar a boca de alguns críticos. Não tenho empresário. Sempre busquei e conquistei meu espaço dentro de campo jogando. E é assim que vai ser", finalizou Bibi.


River Plate-SE

Pablo; Fabiano, Fernando Belém, Glauber e Wallace; Piauí, Fernando Pilar, Alisson e Bibi; Taílson e Curinga. Técnico: Nadélio Batista


Central

Isaías; Ricardo, Sidney, Emerson e Airton; Cosmo, Naldinho, Fernando Pires e Raúl Diogo; Rogério e Fábio Silva. Técnico: Adelmo Soares


Local: Estádio Lourival Baptista (Aracaju). Horário: 16h. Árbitro: Paulo Júnior Brandão Figueira (RN). Assistentes: Carlos Jorge Titara (AL) e Izac Márcio da Silva Oliveira (RN).


Grupo 5

Central e River Plate/SE fazem parte do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro. Completam o grupo o Treze/PB e o Fluminense/BA, que estão empatados no primeiro lugar com três pontos e um saldo de gol. As duas equipes se enfrentam também às 16h, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Nenhum comentário: