domingo, julho 11, 2010

Presença de Mandela na final do Mundial ainda é incerta

http://www.smh.com.au/ffximage/2004/07/18/mandela_wideweb__430x342.jpg

por ESPN.com.br com Agência AFP


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ainda não confirmou se estará presente na final da Copa do Mundo da África do Sul deste domingo. A Fifa espera que o ícone do país esteja no Soccer City para acompanhar a partida entre Espanha e Holanda, mas nem representantes de sua fundação nem membros de sua família dão pistas que Mandela possa ver o jogo no estádio.

"Agora, não temos nenhum informação nova se ele vai participar ou não", disse Sello Hatang, porta-voz da Fundação Nelson Mandela.

O neto do ex-presidente, Mandla Mandela, também não confirmou a presença de seu avô na grande decisão do Mundial e ainda lembrou a recente morte de Zenani Mandela, neta de Mandela, para justificar uma possível ausência do líder.

"A família realmente tem ficado para trás de uma série de atividades e temos a lamentera a perda de Zenani", disse Mandla em entrevista à rádio BBC. "Nós estamos sob extema pressão da Fifa que pede e deseja que meu avô esteja na final de hoje (domingo), mas acho que essa decisão virá dele, da forma como ele acordará hoje, como ele se sente, o que sua equipe médica dirá, e também sua família."

"Eu acho que as pessoas devem entender as tradições e os costumes da família e entender que tivemos uma perda na família e que estamos de luto", explicou o neto de Mandela. "O fócuo deles (Fifa) é ter um ícone mundial no estádio, mas não estão dando atenção a nossos costumes e tradições como pessoas e como família", concluiu Mandla, deputado do Congresso Nacional Africano.

Nelson Mandela, de 91 anos, vem aparecendo cada vez menos em público. Na cerimônia de abertura, no dia 11 de junho, o ex-presidente não esteve presente após a morte de sua neta Zenani, na manhã que antecedeu o evento.

Nenhum comentário: