sábado, julho 10, 2010

Para Casillas, Espanha 'assombra' o mundo e se parece ao Brasil do passado

Goleiro Casillas durante treino da seleção espanhola neste sábado
Goleiro Casillas durante treino da seleção espanhola neste sábado
Crédito da imagem: Reuters

por Julio Gomes, de Johanesburgo (África do Sul), para o ESPN.com.br


A seleção espanhola de hoje é o Brasil de ontem. Mais ou menos assim o goleiro Iker Casillas, capitão da Fúria, respondeu a uma pergunta de um repórter brasileiro na entrevista coletiva prévia à final da Copa do Mundo contra a Holanda. Para ele, que já levantou a taça da Eurocopa dois anos atrás e que garante não ter nada programado para o domingo, a Espanha tem "assombrado" o mundo nos últimos anos com seu futebol.

"Pessoalmente, acho que o futebol de hoje da Espanha se parece muito com o do Brasil, pelos jogadores, pela forma. O futebol da Espanha está assombrando há três anos e meio. Criou uma forma de jogar e mesmo com as mudanças de técnico, de jogadores, conseguimos manter esse jeito. Em dois anos ser campeão da Europa e chegar a uma final de Copa é muita coisa", comentou o capitão.

"O futebol está muito igualado, qualquer seleção poderia estar classificada. O Brasil ficou fora por detalhes. São os pequenos detalhes que fazem um estar na final e o outro não. É um grande momento para esta geração e o futebol espanhol, acho que merecemos", analisou o meia Xavi.

Casillas admitiu estar sentindo "muito nervosismo" e confessou que, quando criança, sonhava em levantar qualquer que fosse a taça. Dois anos atrás, em Viena, ele recebeu o troféu de campeão europeu das mãos de Michel Platini e subiu no pódio que havia em sua frente, de forma similar ao que Cafu fizera em 2002 no Japão.

"A cada jogo a gente sempre pensa em uma vitória, não passa outra coisa pela cabeça que não seja ganhar. Estamos tentando dar um passo mais. Conseguimos algo muito grande que é jogar a final da Copa. Pode acontecer qualquer coisa, pode ter no começo uma expulsão, uma jogada estranha... O que desejamos é que dê tudo certo para o nosso lado."

O atacante David Villa, artilheiro da Copa com cinco gols ao lado do holandês Sneijder, foi outro que evitou falar sobre o que vai fazer em caso de vitória e admitiu a ansiedade às vésperas da partida.

"Pensamos em ganhar e não no que vamos fazer depois de ganhar. Se conseguirmos a vitória, aí pensamos... Estou com muita vontade de jogar. É agora descansar para estar 100% na hora da final. Vamos jogar uma partida histórica e assim nos preparamos", disse.

Na mesma linha foi o meia Xavi, do Barcelona. "Temos vontade de competir, de ganhar, de começar a jogar e que se veja a melhor Espanha possível em campo. Temos todos os ingredientes para fazer uma grande final e estamos emocionados por competir, é um feito histórico", analisou.

Nenhum comentário: