sexta-feira, julho 02, 2010

Palco da eliminação, Porto Elizabeth entra para lista de 'cidades malditas'

http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/49/50/00/kings-beach-outside-hotel.jpg

por Thiago Arantes, de Johanesburgo (África do Sul), para o ESPN.com.br


Porto Elizabeth é conhecida por suas praias, pelo vento forte e pela hospitalidade de seu povo, o que já rendeu o apelido de "Friendly City" (em português, cidade amiga). Mas, a partir desta sexta-feira, no Brasil, as praias, o vento e a amizade ficarão em segundo plano. Porto Elizabeth está a história do futebol brasileiro como palco de mais uma eliminação em Mundiais.

A lista de "cidades malditas" é grande e começa em Montevidéu, na Copa de 1930, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase. Quatro anos depois, a derrota e a queda logo na estreia aconteceram em Genoa, na Itália; em 1938, a cidade vilã foi Marselha, na semifinal contra os italianos.

Passado o drama de perder uma Copa em casa, no 'Maracanazzo' de 1950, o Brasil conheceu Berna, nas quartas de final da Copa da Suíça, em 1954. Caiu diante da Hungria, em jogo tenso e que entrou para a história dos Mundiais.

Em 1966, a eliminação na primeira fase não impediu que uma cidade ficasse marcada. Liverpool, famosa no mundo por ter sido o berço dos Beatles, enterrou o sonho do tricampeonato consecutivo.

Na Copa de 1974, também eliminada contra a Holanda, a seleção brasileira caiu em Dortmund, no norte da Alemanha. Quatro anos depois, a cidade que entrou para a história foi Rosário, onde a Argentina venceu o Peru por 6 a 0, tirando os brasileiros da final.

A "tragédia do Sarriá" marcou a participação brasileira em 1982. Anos depois, o estádio - na periferia de Barcelona - foi derrubado, mas a lembrança dos 3 a 2 sofridos diante da Itália continua viva na memória de muitos brasileiros.

Em 1986, Guadalajara foi o palco da eliminação diante da França. Mas, pelo tri de 1970, a história não condenou a cidade mexicana. Quatro anos depois, foi a vez de Turim entrar para a lista, com a derrota por 1 a 0 sobre a Argentina.

Até esta sexta-feira, as mais recentes integrantes tinham sido colocadas na lista pela seleção da França: Paris, em 1998, e Frankfurt, em 2006. Agora, os holandeses escreveram o nome de Porto Elizabeth na relação de decepções do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: