sábado, julho 03, 2010

'Negra' entre Maradona e Alemanha embala duelos das 4ªs; veja históricos

'Nega' entre Maradona e Alemanha embala duelos das quartas de  final
'Nega' entre Maradona e Alemanha embala duelos das quartas de final

Crédito da imagem: Reuters
por ESPN.com.br


A fase quartas de finais da Copa do Mundo começa nesta sexta-feira com Brasil e Holanda, às 11h (horário de Brasília), em Porto Elisabeth. Embora de muita rivalidade, o confronto sequer chega perto da história e da representatividade para os Mundiais que o embate entre Argentina e Alemanha, que acontece no sábado. Principalmente no que tange ao encontro dos bávaros com Diego Maradona.

Basta entender que o maior jogador da história hermana decidiu contra os europeus dois Mundiais seguidos, em 1986 e 1990. Ganhou o primeiro, no México, e viu os rivais celebrarem o tricampeonato na Itália quatro anos mais tarde. Assim, o encontro de daqui a dois dias, na Cidade do Cabo, no Estádio Green Point, é o que se pode chamar, na gíria, de 'negra'. Um verdadeiro tira-teima.

Agora treinador, Maradona é um dos principais personagens da disputa na África do Sul. Chama tanto a atenção que tira muito do peso que naturalmente cairia nas costas de Lionel Messi, seu principal comandado. A Alemanha mostra seu gigantismo em campo. Quem provou do veneno e virou a última vítima foi a badalada Inglaterra.

Na história, Argentina e Alemanha já se pegaram cinco vezes em Copas, com duas vitórias para os europeus e uma dos sul-americanos. Além das decisões de 86 e 90, houve os jogos de 1958 e 1966, pela fase de grupos. Em 2006, em casa, os bávaros só tiraram os hermanos na disputa por pênaltis, coincidência ou não, nas quartas de finais.

O blogueiro do ESPN.com.br e comentarista dos canais ESPN Paulo Vinícius Coelho escreveu em sua coluna na "Folha de S. Paulo", na quinta, sobre o embate Maradona x Alemanha. E lembrou o que o hoje treinador disse no livro "Yo Soy Diego de La Gente": "Até que lhes entregue o atestado de óbito, os alemães não se dão por derrotados."

Fria, a Alemanha tem tudo para encarar a partida como mais uma na briga pelo tetra. A Argentina para, enfim, voltar a erguer uma taça que não conquista há 24 anos (tempo que o Brasil demorou para ser tetra) e ser tri. Maradona e bávaros, particularmente, para não ficarem marcados na vida do outro como o que proporcionou mais e maiores alegrias ao rival.

Veja abaixo um histórico dos confrontos das quartas de finais:

Alemanha x Argentina
Jogos: 18
Vitórias da Argentina: 8
Vitórias da Alemanha: 5
Empates: 5

Brasil x Holanda
Jogos: 6
Vitórias do Brasil: 2
Vitórias da Holanda: 1
Empates: 3

Uruguai x Gana
Jogos: 3
Vitórias do Uruguai: 1
Vitórias de Gana: 0
Empates: 2

Paraguai x Espanha
Jogos: 3
Vitórias do Paraguai: 0
Vitórias da Espanha: 1

Nenhum comentário: