sexta-feira, julho 09, 2010

Lula valoriza povo africano e se propõe um 'desafio' para a Copa de 2014

http://www.fmanha.com.br/blogs/bastos/wp-content/uploads/2010/04/lula-ve-assalto.jpg

por Thiago Arantes, de Johanesburgo (África do Sul), para o ESPN.com.br


Depois de encontro com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que precisou de uma Copa do Mundo para todos perceberem que a população do continente é "tão ou mais" civilizada do que outros lugares.

"A Copa do Mundo foi a demonstração maior de que a África precisava dela. Havia desconfiança, gente perguntando 'será que acabou o Apartheid? Será que vai ter rua para os carros passarem? Será que farão aeroportos, ferrovias? Vai ter atentado?'", lembrou o presidente do Brasil.

"Precisou ter uma Copa aqui para muitos saberem que os africanos são tão ou mais civilizados do que muitas pessoas que têm preconceito contra eles, só por ser um povo mais pobre", falou.

Agora, em 2014, será a vez do Brasil ter a chance de sediar a Copa do Mundo, e Lula garantiu que o país será um bom anfitrião. Se isso não acontecer, propôs até um desafio.

"Essa mesma dúvida acontece sobre o Brasil. Hoje mesmo já vieram me perguntar: 'Será que vai ter corredor de ônibus? Será que os estádios ficarão prontos? E os aeroportos?'."

"O Brasil nos próximos seis ou oito anos será a quinta maior economia do mundo. Se um país com 190 milhões de habitantes e com tanta perspectiva de crescer não tiver condições de sediar uma Copa do Mundo, eu teria de voltar para lá a nado, aqui da África do Sul", brincou o presidente.

Nenhum comentário: