quarta-feira, julho 21, 2010

International Board aprova testes com mais dois auxiliares

por ESPN.com.br com Agência EFE


A Subcomissão Técnica do International Board (IFAB), órgão que rege as regras do futebol, aprovou nesta quarta-feira em Cardiff (País de Gales) testar o uso de mais dois auxiliares em competições entre este ano e 2012.


Entre outras solicitações, o IFAB aceitou o pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para testar a novidade no Campeonato Carioca de 2011 e no Campeonato Baiano de futebol feminino deste ano (entre setembro e dezembro).


O órgão também aprovou o pedido geral das federações Baiana, Paulista e Pernambucana, que ainda não apontaram em quais de suas competições escalarão os outros dois auxiliares.


A inovação também será testada na Liga dos Campeões e na Liga Europa nas temporadas 2010-2011 e 2011-2012, assim como nas Supercopas europeias de 2010 e 2011. Entre outras entidades de todo o mundo, a Federação Francesa de Futebol (FFF) vai usar mais dois auxiliares na próxima Copa da França.


Na reunião extraordinária do IFAB em Zurique, no mês de maio, o comitê executivo analisou os resultados do uso de mais dois auxiliares (um atrás de cada gol) na temporada 2009-2010 e decidiu continuar com o teste até a realização da 126ª reunião geral anual em 2012, mas ampliando a medida para outras confederações.


O IFAB estabeleceu quatro critérios fundamentais para a aprovação da experiência. O primeiro é que o teste deve ser realizado nas ligas profissionais e competições das associações da Fifa ou no âmbito da confederação (competições de clubes).


Além disso, o teste deve terminar a tempo de uma tomada de decisão em 2012, e os custos adicionais da realização da experiência serão arcados pela liga, associação ou confederação em questão. Por fim, será obrigatório que todos os jogos da competição selecionada tenham dois auxiliares adicionais.


A Fifa e a Subcomissão Técnica do IFAB também confirmaram que o uso da tecnologia para resolver casos de gols duvidosos estará na ordem do dia da próxima reunião de trabalho anual do órgão, em outubro.

Nenhum comentário: