segunda-feira, julho 26, 2010

Há quatro anos, primeira lista de Dunga apresentou novidades que não duraram


por Thiago Arantes, da redação do ESPN.com.br


A primeira seleção brasileira convocada por Mano Menezes mostrou novidades com relação ao time derrotado pela Holanda na Copa do Mundo. Nomes como o dos goleiros Renan, do Avaí, e Jefferson, do Botafogo, antes nem sequer eram cotados. Os zagueiros Henrique e David Luiz, também pareciam distantes. O mesmo pode-se dizer do meia Éderson, do Lyon.

Apesar dos nomes diferentes, a lista de Mano não foge da regra das seleções chamadas após fracassos em Copas. Há quatro anos, por exemplo, Dunga também inovou em sua primeira lista. O desafio de Mano agora é alcançar algo que seu antecessor não conseguiu: fazer suas apostas durarem, chegando até o Mundial.

Na primeira lista de Dunga, anunciada no dia 1º de agosto de 2006 para um amistoso contra a Noruega, surgiram nomes como o do goleiro Fábio, do Cruzeiro, o lateral-esquerdo Marcelo – então no Fluminense, e hoje no Real Madrid, também chamado por Mano –, os meio-campistas Dudu Cearense, Jônatas, Morais e Wagner, e o atacante Daniel Carvalho. Nenhum deles chegou à Copa do Mundo quatro anos depois.

Se comparada à primeira convocação de Mano Menzes, a lista feita por Dunga há quatro anos tem apenas duas coincidências: Marcelo e Robinho. O lateral-esquerdo ficou às portas da Copa do Mundo, na lista de 30 pré-convocados; já o atacante esteve na África do Sul e foi um dos destaques da seleção até as oitavas de final.

Colocada ao lado da última convocação de Dunga – a dos 23 jogadores que disputaram o Mundial – a lista de Mano Menezes tem quatro coincidências. Além de Robinho, o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva e o meio-campista Ramires foram lembrados.

Nenhum comentário: