quinta-feira, julho 22, 2010

Fabiana Murer levou mais um ouro, agora na etapa de Mônaco da  Diamond League

Fabiana Murer levou mais um ouro, agora na etapa de Mônaco da Diamond League

por ESPN.com.br


A saltadora Fabiana Murer ganhou o Grand Prix de Mônaco, prova do circuito da Diamond League, nesta quinta-feira com a marca de 4,80 m. Esta é a terceira medalha de ouro - Roma, Eugene e Mônaco - da atleta do Clube BM&FBOVESPA na mais nobre série de GPs da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Fabiana ainda tem a medalha de prata ganha em Gateshead, na Inglaterra, e segue na liderança da disputa no salto com vara, e com folga - tem 14 pontos, o dobro da segunda colocada, a alemã Silke Spiegelburg.

Na prova de Mônaco, Fabiana superou na primeira tentativa 4,50 m, 4,60 m e 4,70 m, à frente de todas as outras adversárias. Quando foi para saltar 4,80 m, já estava sozinha na prova - superou o sarrafo na terceira tentativa. Fabiana ainda tentou 4,90 m, principalmente para treinar a corrida com as 18 passadas, mas não conseguiu. De qualquer forma, a brasileira mandou na prova de Mônaco, deixando a russa Svetlana Feofanova em segundo lugar, com 4,70 m, e a norte-americana Lacy Janson em terceiro, com 4,60 m.

O técnico Elson Miranda ficou satisfeito. "Fizemos tudo que tínhamos de fazer. Nós estávamos mesmo esperando um bom resultado quando a Fabiana tivesse a chance de descansar e se recuperar do fuso horário da viagem de ida e volta a Eugene", disse. "E aqui ela estava descansada, bem treinada. Tentou saltar 4,90 m, melhorar sua marca, mas ainda falta se adaptar um pouco mais à corrida com 18 passadas", explicou.

Elson espera que Fabiana também faça uma boa prova em Estocolmo, no dia 6 de agosto, próxima etapa da Diamond League. "As atletas daqui vão disputar o Campeonato Europeu (de 27 de julho a 1º de agosto), enquanto nós vamos descansar e treinar", disse o técnico. "Eu gostaria que a Fabiana superasse os 4,90 m ainda este ano, e acho que ela tem condições para isso. Quem sabe não é em Estocolmo?", projetou.

Pela Diamond League, as próximas competições da saltadora do BM&FBOVESPA serão em Estocolmo (SUE), no dia 6 de agosto, e Zurique (SUI), em 19 de agosto. A atleta vai saltar, ainda, no GP de Londres (13/8), Rieti (29/8), na Itália, e Copa Continental Split (4/9), na Croácia. Fabiana encerrará a temporada em setembro, no Troféu Brasil.

Entenda a Diamond League

Fabiana Murer tem 14 pontos na Diamond League, pelas três medalhas de ouro e uma de prata ganhas, respectivamente, em Roma (ITA), Eugene (EUA), Mônaco (MON) e Gateshead (ING). A alemã Silke Spiegelburg vem em segundo, com 7 pontos, e a russa Svetlana Feofanova em terceiro, com 6.

A Diamond League é uma série de 14 meetings da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Cada uma das 32 provas em disputa deve estar presente em sete desses meetings. Os atletas somam pontos ao longo dos sete eventos - o título em uma etapa vale 4 pontos. Ao término da Diamond League, o vencedor de cada prova recebe premiação em dinheiro e um troféu.

Nenhum comentário: