quinta-feira, julho 08, 2010

Em evento burocrático, Lula divulga logo da Copa de 2014 na África do Sul

O logo oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, lançado nesta  quinta

O logo oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, lançado nesta quinta
Crédito da imagem: Agência Estado

por ESPN.com.br


O mundo já conhece, finalmente, o logo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O emblema oficial do torneio foi divulgado nesta quinta-feira, em Johanesburgo (África do Sul), durante evento que serviu para “passar o bastão” ao país-sede do próximo Mundial.

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes da Fifa, Joseph Blatter, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Também estiveram presentes ex-jogadores como Carlos Alberto Torres, Cafu, Romário e Bebeto, além do técnico Carlos Alberto Parreira. Pelé, o Atleta do Século, não pôde comparecer por conta de outros compromissos profissionais.



A imagem oficial do Mundial de 2014 é aquela que já havia “vazado” na internet – e mostra mãos envolvendo a taça da Copa do Mundo, nas cores verde e amarela. O evento foi burocrático e nenhum dos discursos chegou a empolgar quem acompanhava a cerimônia. Logo no início, foi mostrado um vídeo com imagens de várias regiões do Brasil. Na sequência, também houve apresentações musicais.


“É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios e são movidos por eles”, afirmou Lula em seu discurso, que seguiu aos pronunciamentos de Teixeira e Blatter. O mandatário brasileiro aproveitou para fazer uma importante promessa: a de que a competição terá total transparência na divulgação dos gastos com o evento.


“Todos os gastos públicos serão divulgados na internet e poderão ser acompanhados em tempo real por qualquer cidadão de qualquer lugar do mundo. Faremos uma Copa verde, com nossas florestas. A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para o Brasil e será uma das marcas da Copa em nosso país. Queremos deixar um legado ao nosso povo”, disse Lula. “É uma grande responsabilidade, mas estamos confiantes. Os brasileiros gostam de desafios e são movidos por eles. Vamos fazer uma Copa inesquecível. É um compromisso. Podem cobrar.”


Lula durante o lançamento do logo oficial da Copa do Mundo de  2014

Lula durante o lançamento do logo oficial da Copa do Mundo de 2014
Crédito da imagem: Reuters

Teixeira e Blatter ‘em paz’

O primeiro pronunciamento durante o evento desta quinta-feira foi do presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil, Ricardo Teixeira. Protocolar, o cartola garantiu que o país organizará uma bela festa em 2014 e aproveitou para tecer elogios aos sul-africanos.

“Estamos aqui para dar o primeiro passo de uma jornada. Mas queria antes falar um pouco sobre a África do Sul. É interessante perceber o quanto o mundo se ‘africanizou’ durante esse mês. Que o mundo se prepare para se tornar um pouco mais brasileiro em 2014”, disse Teixeira. "Em 2014, um time de 190 milhões de brasileiros vai transformar a Copa no Brasil na maior festa do mundo. O povo brasileiro está feliz em abrir suas portas ao mundo. A Copa do Brasil será uma celebração impecável e inesquecível.”


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, que falou logo após Teixeira, deu sinais de que pode estar selando a paz com o mandatário da CBF, seu mais novo desafeto após divergências políticas internas. Em nome da Copa de 2014, ao que tudo indica, os dois voltaram às boas. “Eu sou um presidente muito feliz hoje. A Copa do Mundo vai desempenhar um papel social, cultural e econômico para o país. Desejo todo o sucesso nos preparativos já em curso, especialmente ao meu grande amigo Ricardo Teixeira”, afirmou. “O Brasil é a terra do futebol, você pode identificar isso facilmente. Futebol é uma religião no Brasil. Vocês escreveram a história do futebol porque têm cinco títulos de Copa do Mundo.”


O presidente Lula também destacou o trabalho do ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, um dos principais responsáveis, segundo ele, pelo fato de o Brasil ser o país-sede do próximo Mundial. “Gostaria de parabenizar o Joseph Blatter por atender a uma demanda de um brasileiro extraordinário como o João Havelange e trazer a Copa do Mundo para o Brasil. Eu não serei mais presidente depois do dia 1º de janeiro de 2011, mas continuarei amante do futebol, e podem contar comigo no que for necessário para que a gente possa fazer a melhor Copa do Mundo que um país já conseguiu fazer. Tenho certeza de que o Brasil será capaz disso”, disse Lula.

Nenhum comentário: