quinta-feira, julho 01, 2010

Dunga ironiza Cruyff e diz que pagaria para ver Holanda jogar

http://planetaboleiros.files.wordpress.com/2008/10/dunga7.jpg

por Julio Gomes, de Porto Elizabeth (África do Sul), para o ESPN.com.br

Johann Cruyff falou o que quis, e Dunga respondeu à altura. O maior nome da história do futebol holandês criticou a seleção brasileira, afirmando que "não pagaria ingresso" para vê-la em campo. O técnico alfinetou e aproveitou para elogiar a seleção da Holanda.

"Ele (Cruyff) deve ter ingresso de graça, dá para escolher as partidas que quiser ver. Tem ingresso de graça da Fifa e por isso não paga", ironizou Dunga, para depois emendar quando questionado se ele pagaria para ver a Holanda em campo. "Eu sou pão duro, olho na televisão... Jogos de Copa do Mundo valem a pena sempre assistir. É um espetáculo único, de quatro em quatro anos, e boa parte do mundo para e se interessa. Pagaria (para ver a Holanda), sem dúvida nenhuma."

Até mesmo o técnico da Holanda, Bert van Marwijk, apoiou Dunga em sua resposta ao mito. "Eu entendo as críticas de Cruyff. Mas o esporte mudou, o futebol mudou. Todos estão melhores fisicamente, mais organizados. Quando se joga como no passado, é mais difícil ganhar a Copa. O time espanhol, que é quem melhor joga, também teve dificuldades e eles só foram bem contra Portugal quando estiveram 1 a 0 na frente e controlaram o jogo. Nessa Copa não jogaram de forma espetacular", disse o treinador.

"Tudo depende de como se olha. Tem diferença entre futebol bom e futebol atraente. Queremos jogar bem, mas nem sempre fazer isso é atraente. Um jogo com muitos gols é o que as pessoas consideram atraente hoje em dia."

Dunga elogiou mais de uma vez o estilo de jogo da escola holandesa e quase que pediu em sua entrevista coletiva para que o adversário faça uma partida aberta, deixando espaços para que os jogadores brilhem no campo.

"Esperamos que seja uma partida aberta. Ninguém pode ficar se cuidando muito, tem que jogar. A tendência é que seja um jogo bonito de se ver. Porque as duas equipes tentam jogar, têm uma forma de jogar, qualidade técnica. Fazem aquilo que todos nós gostamos, que é o drible, arriscar jogada, buscar o gol. Quando jogam duas equipes dessa forma, o espetáculo sempre fica bom", afirmou Dunga.

"É matemático. Se colocar em meio campo 21 jogadores, o espaço fica reduzido e é mais fácil destruir. Se tiver mais espaço, o espetáculo ganha. A Holanda tem jogadores tão importantes quanto os do Brasil. É um futebol da Europa muito técnico que a gente gosta de ver."

O treinador holandês, por sua vez, considera que a questão para a Holanda é impor a sua maneira de jogar e não deixar o Brasil fazer o jogo que gosta de fazer.

"É importante que a gente jogue nosso jogo, não do jeito deles, que é o que fizeram os adversários até agora. A Costa do Marfim jogou muito defensivamente, não é o jogo deles. Os chilenos foram muito agressivos, aceleraram demais e cometeram muitos erros. O Brasil é um time que faz seu jogo e é muito estável. Queremos jogar o nosso, e eles o deles", explicou.

Nenhum comentário: