domingo, julho 25, 2010

Com ordem da Ferrari, Massa abre e dá vitória a Alonso no GP da Alemanha

Massa ao lado de Alonso no pódio. Espanhol comemorou vitória normalmente
Massa ao lado de Alonso no pódio. Espanhol comemorou vitória normalmente
Crédito da imagem: Reuters


por ESPN.com.br

Um ano depois de sofrer o acidente mais grave de sua carreira, Felipe Massa levou outro duro golpe. Neste domingo, o brasileiro liderava o GP da Alemanha, 11ª etapa do Mundial, e caminhava para sua primeira vitória desde 2008. Era o palco perfeito para celebrar, exatos 365 dias depois de bater forte nos treinos para o GP da Turquia.

Mas no meio do caminho, havia a Ferrari e o espanhol Fernando Alonso. Na 49ª das 67 voltas da prova em Hockenheim, Felipe tirou o pé na saída de uma curva, trocando a liderança da prova pelo segundo lugar que até então pertencia a seu companheiro de equipe.

Uma volta antes, o brasileiro receberá uma mensagem de seu engenheiro, Rob Smedley, via rádio. “Fernando está mais rápido. Você confirma que entendeu esta mensagem?”. Massa confirmou que entendera na pista. O alemão Sebastian Vettel completou o pódio na terceira posição.

Até abrir caminho para seu companheiro, Massa fazia sua melhor corrida na temporada. Na largada, o pole Sebastian Vettel saiu novamente mal, como tem feito nas últimas provas. Mais lento, ele tentou espremer a Ferrari de Fernando Alonso para manter a primeira posição. Quem levou a melhor foi o brasileiro, que pulou do terceiro lugar para a ponta.

Com Fernando Alonso na segunda colocação, a Ferrari tomou o controle na primeira parte da prova. Os dois pilotos se revezavam nas voltas mais rápidas e abriram boa vantagem para o alemão da Red Bull, terceiro colocado.

Na hora de trocar os pneus supermacios pelos duros, a escuderia italiana chamou primeiro Fernando Alonso para os boxes. Felipe Massa parou na volta seguinte e voltou à frente do companheiro de equipe. Então começou uma briga intensa entre os dois pilotos da Ferrari. Na 21ª volta, com o carro rendendo melhor, Alonso tentou duas vezes a ultrapassagem, mas não conseguiu.

Pelo rádio, o espanhol disse à equipe que a situação era “rídicula” – não ficou claro, contudo, se a reclamação era contra o companheiro ou sobre uma possível ordem dos boxes para aliviar na disputa.

Passado o primeiro ataque de Alonso, Massa passou a andar mais rápido e chegou a abrir 3s4. Entretanto, o espanhol não desistiu e voltou a levar a diferença para uma faixa inferior a 1s.

Na 48ª volta, a Ferrari se meteu na disputa entre os dois pilotos. Pelo rádio, o engenheiro Rob Smedley, responsável pelo carro de Felipe Masse, falou ao brasileiro. “Fernando está mais rápido. Você confirma que entendeu esta mensagem?”, perguntou.

A resposta de Felipe aconteceu na volta seguinte. O brasileiro tirou o pé em plena reta, deixando o espanhol ultrapassá-lo.

Uma vez à frente, Alonso não foi mais incomodado e rumou tranquilo para sua segunda vitória na temporada. Felipe Massa, abalado pela ordem da equipe, começou a andar mais lento nas voltas finais, e passou a ser ameaçado por Sebastian Vettel. Apesar do ímpeto do alemão da Red Bull, o brasileiro segurou o segundo lugar.

Líder do Mundial, o inglês Lewis Hamilton fez uma corrida correta e terminou em quarto lugar após ter problemas na largada. O vice-líder, Jenson Button, também da McLaren, ficou em quinto, à frente de Mark Webber e Robert Kubica. A dupla da Mercedes, com Nico Rosberg e Michael Schumacher, ocupou oitavo e nono lugares. O russo Vitaly Petrov fechou o grupo dos dez primeiros.

Entre os demais brasileiros, Rubens Barrichello terminou em 12º lugar. Bruno Senna levou a Hispania ao final da prova, em 19º lugar. Lucas di Grassi abandonou na 51ª volta.

Nenhum comentário: