sábado, julho 03, 2010

Apagado na Copa, Messi dá continuidade à 'maldição do melhor do mundo'

Messi deixou a África do Sul sem marcar nenhum gol
Messi deixou a África do Sul sem marcar nenhum gol
Crédito da imagem: AFP por ESPN.com.br

Lionel Messi foi eliminado da Copa do Mundo de 2010 nas quartas de final. Por ter sido eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2009, muito se esperava do argentino no Mundial deste ano, porém o atacante foi pouco expressivo na competição deste ano.

Com nenhum gol marcado, e duas assistências, Messi não conseguiu levar a Argentina ao título Mundial. Com isso, o jogador do Barcelona dá continuidade a “maldição do melhor do mundo”. Desde que o prêmio foi inventado pela Fifa em 1991, o vencedor do ano anterior a Copa, aquele de quem se espera maior brilho e consequentemente uma campanha vencedora, jamais levantou a taça da Copa do Mundo.


No ano de 1993, o italiano Roberto Baggio venceu o prêmio de melhor do mundo. No Mundial do ano seguinte, o então camisa 10 da Azzurra levou sua seleção até a final da Copa, porém o final da história todos nós brasileiros conhecemos.

Ronaldo foi eleito o melhor do mundo em 97. Um ano depois, o jogador, com 21 anos à época, não conseguiu levar a seleção brasileira ao pentacampeonato na Copa do Mundo, caindo para os anfitriões franceses liderados por Zidane na decisão.

Luis Figo fracassou na Copa do Mundo de 2002 ao tentar levar Portugal à segunda fase da competição. O português havia ganhado o prêmio da Fifa no ano anterior e sequer marcou um gol naquele Mundial.

Muito se esperava de Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo de 2006, especialmente pelas temporadas que o jogador vinha fazendo pelo Barcelona, tendo sido eleito o melhor do mundo em 2005 e 2006. Com a camisa 10 da seleção brasileira, Ronaldinho foi discreto no Mundial da Alemanha, que para o Brasil acabou com a eliminação nas quartas de final contra a França.

Nenhum comentário: