sexta-feira, julho 09, 2010

Espanha e Holanda dominam lista de finalistas a melhor da Copa; Sneijder e Villa favoritos

undefined

Este é o troféu que será dado ao melhor jogador da Copa do Mundo de 2010
Crédito: Reprodução
por ESPN.com.br com agências


A Fifa anunciou nesta sexta-feira os dez concorrentes ao prêmio de Bola de Ouro do torneio, sem nenhum brasileiro. A seleção que mais colocou candidatos foi a Espanha, com três nomes, seguida por Holanda e Alemanha, com dois cada um.

Os dois artilheiros da Copa, o espanhol David Villa e o holandês Wesley Sneijder (ambos com cinco gols), aparecem como nomes mais fortes, pois comandam as finalistas do Mundial. A Espanha ainda concorre com Andres Iniesta e Xavi.

Já a Holanda tem também o atacante Arjen Robben. A Alemanha, por sua vez, vai à disputa pelo terceiro lugar com dois indicados: Bastian Schweinsteiger e Mesut Özil. A outra seleção derrotada na semifinal também marca presença na lista. O uruguaio Diego Forlán se coloca entre os dez.

A Argentina conseguiu colocar pelo menos um nome, apesar de ter sido eliminada nas quartas de final da Copa, assim como a seleção brasileira. Lionel Messi representa a equipe de Diego Maradona.




Nesta Copa disputada na África do Sul, Gana tem o único concorrente do continente, com Asamoah Gyan. A lista foi elaborada pelo grupo de estudos técnicos da Fifa e, a partir de agora, jornalistas credenciados votam até o fim do jogo decisivo.

A relação de nomes foi anunciada pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, em cerimônia com a presença do ex-goleiro Oliver Kahn, que ganhou o prêmio de forma polêmica em 2002, quando falhou na final e foi ofuscado por Ronaldo e Rivaldo.

A história mostra mesmo que nem sempre o campeão é o escolhido. Na Copa passada, Zidane ficou com a honraria, enquanto Ronaldo levou em 1998.

Veja abaixo a lista de indicados em 2010:

Diego Forlán, Uruguai
Asamoah Gyan, Gana
Andres Iniesta, Espanha
Lionel Messi, Argentina
Mesut Özil, Alemanha
Arjen Robben, Holanda
Bastian Schweinsteiger, Alemanha
Wesley Sneijder, Holanda
David Villa, Espanha
Xavi, Espanha

Nenhum comentário: