sexta-feira, junho 18, 2010

Última rodada pode ter 'jogo de compadres' entre Uruguai e México; entenda o Grupo A

por Julio Gomes, de Johanesburgo (África do Sul), para o ESPN.com.br


Com a vitória do México sobre a França nesta quinta-feira, os mexicanos chegam a quatro pontos no Grupo A da competição, empatando em pontos conquistados com o Uruguai na ponta. Os europeus e os anfitriões africanos estão em último com apenas um ponto conquistado cada.


Mexicanos e uruguaios se enfrentam na última rodada e podem fazer um “jogo de compadres”, já que o empate classificaria os dois. Veja as chances de cada um:


URUGUAI - 4 pontos (+3 de saldo)
Garante a primeira posição do grupo com o triunfo ou com o empate, já que leva vantagem sobre o México no saldo de gols. Assim, fugiriam de um possível duelo com a Argentina nas oitavas de final. Caso os sul-americanos percam, decidem a vaga no saldo de gols com o vencedor do duelo entre França e África do Sul. Hoje, o Uruguai soma três gols de saldo, enquanto a França tem menos dois, e a África, menos três.


MÉXICO - 4 pontos (+2 de saldo)
O México garante a primeira posição do grupo com uma vitória sobre o Uruguai. Se empatar, classifica-se como segundo colocado. Em caso de derrota, o México entra caso haja um empate entre África do Sul e França. Se houver um vencedor nesta partida, a segunda vaga será decidida no saldo de gols.


FRANÇA - 1 ponto (-2 de saldo)
Os franceses estão eliminados se não vencerem a África do Sul ou se houver empate no jogo entre México e Uruguai. A França precisa ganhar o seu jogo por boa margem, torcer para que haja um vencedor na outra partida e ainda tirar a diferença de gols.


ÁFRICA DO SUL - 1 pontos (-3 de saldo)
Para não ser o primeiro país anfritrião da história eliminado na primeira fase, a África do Sul tem que golear a França e torcer que para que haja um vencedor na partida entre Uruguai e México.


A rodada decisiva do Grupo A da Copa do Mundo acontece no dia 22, às 11h (Brasília). Em Rustemburgo, jogam México e Uruguai, enquanto França e África do Sul duelam em Bloemfontein.

Nenhum comentário: