sexta-feira, junho 18, 2010

Sob vaias, Inglaterra empata de novo e vê vaga ameaçada

  Foto: Getty Images

Rooney errou tudo o que tentou nesta sexta-feira
Foto: Getty Images


Tarian Chaud
Direto da Cidade do Cabo

A Inglaterra segue sem vencer na Copa do Mundo. Depois de estrear com um empate por 1 a 1 diante dos Estados Unidos, o time comandado por Fabio Capello - que completou 64 anos nesta sexta-feira - decepcionou mais uma vez e ficou no 0 a 0 com a Argélia, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo.


Sem criatividade e com muitos erros de passe, os ingleses pouco perigo levaram aos argelinos, que se defenderam bem e ameaçaram em esporádicos contra-ataques. O fraco desempenho fez a equipe europeia ser vaiada pelos milhares de torcedores que coloriram o estádio de vermelho e branco.


Com o resultado, a Inglaterra somou o segundo ponto na competição e se igualou aos Estados Unidos na vice-liderança do Grupo C. Para avançar às oitavas de final, os ingleses precisam vencer a líder Eslovênia na última rodada. A Argélia, por sua vez, marcou o primeiro ponto no Mundial e manteve chances de classificação. Desde a Copa de 1958 os ingleses não são eliminados na primeira fase.


Os dois times trocaram seus goleiros titulares, que falharam no jogo de estreia. No lado inglês, Robert Green deu lugar ao veterano David James, 39 anos, o jogador mais velho do Mundial. Já os argelinos entraram com Rais M'Bolhi no lugar de Faouzi Chaouchi. E ele já foi exigido logo aos 3min: Gerrard alçou bola na área e quase surpreendeu o camisa 23, que se recuperou a tempo.


Com a Argélia fazendo uma marcação forte no meio de campo, colocando muitos jogadores atrás da linha da bola, a Inglaterra encontrou dificuldades para criar chances. Aos 12min, Heskey cabeceou para fora uma cobrança de escanteio. Os africanos responderam aos 19min, em cabeçada de Yebda, facilmente defendida por James.


Jogando mal, os ingleses só voltaram a ameaçar aos 29min, em chute de fora da área de Gerrard, novamente defendido por M'Bolhi. A Argélia levava perigo principalmente com as tabelas de Belhadj e Ziani pela esquerda, mas também não ameaçava de forma efetiva o gol de James.


A maior chance do jogo caiu nos pés de Lampard aos 32min, quando o meio-campista pegou sobra dentro da área e chutou fraco, para ótima defesa do goleiro argelino. O time do técnico Radah Saabane insistia pela esquerda: aos 34min, Ziani escapou em contra-ataque veloz, puxou para o meio e soltou a bomba para fora.


Apagado e jogando longe do gol adversário, Wayne Rooney fez seu primeiro lance de perigo só aos 42min, em finalização de longe, para oura defesa tranquila de M'Bolhi. Na segunda etapa, o panorama não se alterou: a Inglaterra errava passes sem parar no ataque e a Argélia tentava ameaçar em descidas pelos lados.


John Terry deu um susto na torcida ao recuar uma bola com pouca força para James, mas o goleiro saiu da área e ganhou a dividida com o atacante argelino, afastando o perigo. Com 24min, Heskey recebeu boa bola de Gerrard na área, mas preferiu cruzar para Rooney em vez de bater para o gol e teve o passe cortado.


Capello foi para o tudo ou nada aos 38min, colocando o atacante Peter Crouch no lugar do volante Gareth Barry. Porém, a equipe continuou esbarrando na marcação e errando na hora de concluir. O placar não foi alterado até o apito final do uzbeque Ravshan Irmatov.


FICHA TÉCNICA

Inglaterra 0 x 0 Argélia

Ponto Forte da Inglaterra
Segurança da defesa diante dos rápidos contra-ataques argelinos

Ponto Forte da Argélia
Marcação forte na saída de bola inglesa e no meio de campo

Ponto Fraco da Inglaterra
Erros excessivos de passe no ataque - principalmente com Rooney, que fez péssimo jogo

Ponto Fraco da Argélia
Falta de qualidade na frente e concentração excessiva dos ataques pela esquerda

Personagem do jogo
M'Bolhi, goleiro argelino que substituiu bem o titular Chaouchi e mostrou firmeza nas finalizações inglesas

Lance bizarro
Belhadj ajeitou para chutar para frente aos 21min do segundo tempo e... caiu sozinho, deixando a bola escapar pela lateral

Esquema Tático da Inglaterra
4-4-2
James; Johnson, Carragher, Terry e Ashley Cole; Lennon (Wright-Phillips), Barry (Crouch), Lampard e Gerrard; Rooney e Heskey (Defoe). Técnico: Fabio Capello

Esquema Tático da Argélia
4-2-3-1
M'Bolhi; Bougherra, Halliche, Yahia e Belhadj; Kadir e Lacen; Boudebouz (Abdoun), Yebda (Mesbah) e Ziani (Guedioura); Matmour. Técnico: Rabah Saadane

Cartões amarelos
Inglaterra: Carragher
Argélia: Guedioura

Árbitro
Ravshan Irmatov (UZB)

Local
Estádio Green Point, Cidade do Cabo


PORTAL TERRA

Nenhum comentário: