terça-feira, junho 29, 2010

Paraguaios vão às ruas para comemorar classificação histórica

Modelo Larissa Riquelme se juntou à torcida no Paraguai
Modelo Larissa Riquelme se juntou à torcida no Paraguai
Crédito da imagem: Reuters

por ESPN.com.br com EFE


Milhares de paraguaios foram hoje às ruas do país para comemorar a classificação histórica da seleção às quartas de final da Copa do Mundo, após vencer o Japão na disputa de pênaltis.

O êxtase dos torcedores eclodiu após o pênalti convertido por Oscar Cardozo, que sentenciou a eliminação da equipe japonesa nas oitavas de final e proclamou o avance do Paraguai, depois de um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.

Em Assunção, torcedores foram a pé, de carro ou em caravanas até o Panteão Nacional dos Heróis, no centro da cidade, tradicional ponto de comemorações esportivas.

O Panteão foi colorido com as cores azul, vermelho e branco da bandeira paraguaia e ficou abarrotado de gente, a maioria delas proveniente da vizinha Praça da Democracia, onde vários acompanharam o jogo por um telão instalado no local.

"Pare de sofrer! O Paraguai está nas quartas de final!" estampa a edição eletrônica do jornal "ABC Color", que celebra a primeira classificação do Paraguai às quartas de final, após oito participações em Copas.

Já o diário "La Nación" publica a manchete "Estamos nas quartas, o Paraguai vibra com seu triunfo", enquanto o "Ultima Hora" afirma:"Paraguai coração guerreiro: Vence nos pênaltis e agora está entre os oito melhores do mundo!".

O jogo, realizado em Pretória, foi acompanhado com grande expectativa no Paraguai. Alguns órgãos governamentais declararam folga escolar para o jogo. Muitos estabelecimentos comerciais também fecharam as portas hoje.

Nenhum comentário: