sexta-feira, junho 11, 2010

Multidões acompanham abertura da Copa nas ruas da África do Sul

por ESPN.com.br com Agência EFE


Fãs do futebol ou não, sul-africanos e estrangeiros, todos se juntaram hoje por toda a África do Sul para acompanhar em telões a cerimônia de abertura da Copa do Mundo e a primeira partida da competição, entre as seleções sul-africana e mexicana.


Nos bairros de Sandton e Fourways, em Johanesburgo, o trânsito estava completamente engarrafado já às 12h locais (7h de Brasília), quatro horas antes do jogo inaugural e duas antes da cerimônia de abertura, por causa do fluxo de pessoas que seguia para os locais onde os telões foram instalados.


No entanto, quem estava preso nos monumentais engarrafamentos encarou a situação com bom humor e empolgação, agitando bandeiras da África do Sul - e também de outros países participantes da Copa - e tocando as barulhentas vuvuzelas.


Na Cidade do Cabo, torcedores de países africanos, europeus, latino-americanos, asiáticos e da Oceania enchiam as ruas para acompanhar por telões os acontecimentos no estádio de Soccer City, em Johanesburgo.


Mesmo em cidades menores, como Bloemfontein, que também é uma das sedes do Mundial, os torcedores sul-africanos também foram para as ruas para ver o espetáculo, todos vestidos no amarelo da camisa da seleção local.


O maior engarrafamento foi formado nos acessos ao estádio Soccer City, palco da abertura e da final da Copa, para onde muitos torcedores foram em seus carros apesar da advertência das autoridades de que as ruas da região do estádio estariam fechadas.


Os ônibus da organização demoraram até três horas para chegar à área restrita. Muitos dos torcedores com ingressos não conseguiram estar no estádio a tempo.


Se a circulação de pessoas enfrenta problemas, a insegurança, pelo menos nesta sexta-feira, não tem dado trabalho. Desde as 22h locais de ontem (17h de Brasília), as autoridades sul-africanas restringiram voos nas regiões dos estádios e reforçaram o controle de espaçou aéreo por parte da Força Aérea Sul-Africana.


A Polícia sul-africana destinou 40 mil dos 190 mil policiais do país ao esquema de segurança do Mundial. Esse contingente terá apoio dos militares e de policiais dos outros 31 países participantes.

Nenhum comentário: