quarta-feira, junho 30, 2010

Mesmo com eliminação, goleiro Eduardo recebe elogios em Portugal

Eduardo

Clubes

por ESPN.com.br com Agência EFE


Apesar da eliminação de Portugal da Copa do Mundo, a torcida lusitana escolheu entre os jogadores da seleção seu herói: o goleiro Eduardo, que fez um excelente Mundial e ocupou o lugar para o qual Cristiano Ronaldo era esperado.

Torcedores e jornalistas de Portugal se renderam à fantástica atuação do goleiro do Sporting de Braga, que foi batido na última terça apenas pelo atacante David Villa na vitória espanhola por 1 a 0 após passar 831 minutos sem tomar um gol pela seleção lusa.

Aos 27 anos, Eduardo dos Reis Carvalho se tornou a imagem da equipe portuguesa. Suas lágrimas após a derrota para a Espanha repercutiram fortemente nos veículos de comunicação de Portugal, onde foi tratado como um símbolo de coragem e esforço.

"Houve Eduardo e nada mais", comentam muitos cidadãos de Lisboa quando perguntados sobre o encontro de ontem. Adjetivos como "soberbo" e "fora de série" inundaram as matérias sobre a partida.

No entanto, Eduardo teve que esperar para ver sua esforçada carreira ser recompensada. Formado nas divisões de base do Braga, o arqueiro passou por Beira-Mar e Vitória de Setúbal até voltar em 2008 ao clube onde foi revelado.

Suas duas últimas temporadas lhe abriram as portas da seleção, na qual estreou em 11 de fevereiro de 2009, em um amistoso contra a Finlândia.

Com 1,87 metro e 84 quilos, Eduardo tem na sua boa colocação nos reflexos seus pontos fortes, mas ainda precisa melhorar nas saídas pelo alto.

Portugal sofre primeiro gol, cai para Espanha e deixa Mundial

No entanto, suas atuações na Copa foram imaculadas, sem um único momento de fraqueza diante de Costa do Marfim, Coreia do Norte, Brasil e Espanha.

Apesar do possível assédio de grandes clubes, Eduardo dificilmente deixará o Braga. Ele já havia renovado seu contrato com o clube em janeiro e fica até 2013.

Nenhum comentário: