domingo, junho 27, 2010

Maradona pede proteção a Messi e chama Alemanha de 'potente'

undefined

undefined
Crédito da imagem: Reuters

por Julio Gomes, de Johanesburgo (África do Sul), para o ESPN.com.br


Diego Maradona voltou a pedir mais proteção a Lionel Messi por parte dos árbitros nos próximos jogos da Copa do Mundo. Neste domingo, a Argentina fez 3 a 1 no México e se credenciou para enfrentar a Alemanha nas quartas de final, sábado, na Cidade do Cabo.

O primeiro gol da Argentina saiu de um lance em que Carlos Tevez estava impedido após toque de Messi. Maradona passou por cima do erro e disse que a violência dos adversários é um fator muito mais preocupante.

"Aguirre (técnico do México) deve ter sentido o mesmo que senti quando vejo que a Messi não deixam jogar e o árbitro não diz nada. Se dessem vermelho a Torrado, seria normal. O personagem do jogo foi a 'advertência', ele não parava de advertir. Olha, eu vivi isso na pele. O que está acontecendo? Voltamos a 20 anos atrás? Os jogadores em vez de ir à bola, vão às pernas de Messi. É escandaloso", protestou Maradona.

O técnico argentino até mesmo citou a Inglaterra, país onde ele é considerado um inimigo público pelo gol da "Mano de Dios" na Copa de 86, para falar das arbitragens. Hoje, a Inglaterra foi eliminada pela Alemanha e acabou prejudicada pela arbitragem, que não validou o que seria um gol legítimo de Lampard e o 2 a 2 no placar.

"Olha hoje o erro da Inglaterra... uma seleção que não me é simpática. O jogo ficaria aberto se empatasse 2 a 2 naquele momento. De repente até a Alemanha chegaria para jogar conosco com uma prorrogação nas costas. Mas me preocupo muito mais com que machuquem Messi do que um assistente cometa um erro."

Sobre a partida contra o México, o treinador argentino disse que tinha "perfeitamente estudado" o time rival e que seus jogadores foram superiores em campo durante os 90 minutos. Ele dedicou a vitória a Valentino Rossi, motociclista italiano multicampeão e que quebrou a perna recentemente.

"A contundência foi o que nos permitiu levar o jogo. Sabíamos os possíveis erros que o México podia cometer, e eles cometeram. Não gostei por darmos tanto a bola de presente no segundo tempo. Se ficássemos com a bola, teríamos um jogo muito mais tranquilo e poderíamos ter feito um placar mais largo."

Para a partida contra a Alemanha, Maradona poderá ter o retorno do zagueiro Samuel, que começou jogando o Mundial e se machucou na segunda partida. "Vai jogar quem estiver melhor. Hoje o Burdisso arrebentou", opinou o técnico, que quer esperar até segunda-feira para saber o estado físico de todos os seus jogadores. Apesar de evitar falar sobre a Alemanha, Maradona reconheceu a força do próximo adversário.

"Primeiro temos que ver como estarão todos amanhã. E tratar de buscar o melhor time, o time de gala para jogar contra a Alemanha. Estará em campo o time que me dê garantias para ganhar da Alemanha, que é diferente do México. É muito mais potente. Colocaremos os jogadores certos."

Nenhum comentário: