terça-feira, junho 29, 2010

Jornais holandeses comemoram vaga nas quartas, mas mostram preocupação

por ESPN.com.br com Agência EFE


A imprensa holandesa comemora a classificação da equipe laranja às quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, mas afirma que o futebol demonstrado pela seleção do país, por enquanto, não agrada, e que precisará de mais para vencer o Brasil.

"Estamos contentes com o resultado" é a manchete do jornal NRC Next, que afirma no subtítulo que "o futebol da 'Laranja' ainda não é atrativo". Para o jornal, o time holandês demonstra, na Copa, uma característica de objetividade, acima do "futebol brilhante".

Por isso, segundo o diário, "muitos jogadores seguiram abaixo de seus melhores níveis" na partida de segunda-feira pelas oitavas de final (vitória por 2 a 1 sobre a Eslováquia).

O jornal De Volkskrant ressalta que "ainda não viu um bom futebol, mas a Eslováquia também foi derrotada", destacando que o time venceu suas quatro partidas na Copa até aqui.

"A impressionante Laranja Mecânica do passado é, em 2010, um baile de tropeções, onde a torpeza não está ausente, mas que vence seus oponentes", afirma o jornal, tentando resumir as atuações dos comandados de Bert Van Marwijk no Mundial da África do Sul.

O De Telegraaf, menos crítico, destaca a "boa decisão" de Van Marwijk de substituir ao atacante Rafael van der Vaart por Arjen Robben, que marcou o primeiro gol contra a Eslováquia, demonstrando que está totalmente recuperado de sua lesão.

O "Algemeen Dagblad", que traz a manchete "Ganhamos de novo", afirma que o futebol da Holanda foi "sóbrio" e a vitória "não foi fácil". Todos os jornais concordam em apenas um ponto: se os holandeses quiserem voltar a disputar uma semifinal de Copa do Mundo, precisará mostrar muito mais na sexta-feira, na partida contra o Brasil.

Nenhum comentário: