terça-feira, junho 29, 2010

Cristiano Ronaldo deixa explicações para o treinador: 'Perguntem ao Queiroz'

Cristiano Ronaldo: eliminado nas oitavas de final na Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo: eliminado nas oitavas de final na Copa do Mundo
Crédito da imagem: Reuters
por Conrado Giulietti, da Cidade do Cabo (África do Sul), para o ESPN.com.br

O português Cristiano Ronaldo deixa a Copa do Mundo claramente insatisfeito. Depois de pouco conseguir produzir na derrota de Portugal para a Espanha por 1 a 0, e fechar sua participação no Mundial com apenas uma vitória e um gol marcado, o atacante foi direto ao ser perguntado sobre o que poderia dizer aos portugueses: "Perguntem ao Queiroz".

Muito isolado nas jogadas ofensivas, Ronaldo foi o reflexo de um time que balançou as redes em apenas um jogo na África do Sul: goleada de 7 a 0 sobre a seleção da Coreia do Norte, que deixou o Mundial com a pior campanha. Diante de Costa do Marfim e Brasil, dois empates sem gols que deixaram os portugueses satisfeitos; contra os espanhois, pouquíssimas chances criadas e eliminação nas oitavas de final depois de derrota simples.

Em 2006, o então jogador do Manchester foi considerado um dos melhores jogadores jovens da Copa da Alemanha. De lá para cá, comandou o clube inglês no tricampeonato local (2007/08/09) e no título da Champions League e do Mundial de 2008, sendo inclusive colocado como melhor jogador do mundo daquele ano.

A partir de então, após a Eurocopa de 2008, se tornou o capitão da seleção de Carlos Queiroz, mas não teve uma boa sequência e inclusive amargou uma seca de 16 meses sem marcar um gol com a camisa portuguesa, tabu quebrado apenas na Copa do Mundo.

Aos 25 anos, vai para sua segunda temporada no Real Madrid, clube pelo qual atravessa sim uma boa fase: comandou os merengues na briga pelo título espanhol que acabou com o Barcelona, mas teve um rendimento efetivo e correspondeu às expectativas da torcida e dos dirigentes do time espanhol, marcando tantos gols quanto nos tempos de Inglaterra.

Nenhum comentário: