terça-feira, junho 29, 2010

Contra Holanda, Brasil defende tabu de 36 anos sem derrotas

http://andressoares.blog.terra.com.br/files/2010/03/nelson_mandela_stadium.jpg

por Julio Gomes, do Ellis Park (Johanesburgo), para o ESPN.com.br


Brasil e Holanda farão na sexta-feira, em Port Elizabeth, o décimo duelo da história entre eles. O quarto válido por Copas do Mundo. Apesar de os holandeses nunca terem conquistado um Mundial, chegaram às decisões de 1974 e 1978, conquistaram uma Eurocopa em 1988 e são reconhecidos como um dos países mais tradicionais do futebol. É, portanto, um clássico.

Em 1974, o Brasil chegou à Copa da Alemanha como detentor do título e tricampeão do mundo. Era a primeira Copa pós-Pelé, e Zagallo acabou ficando conhecido como o técnico que desprezou o Carrossel Holandês, a equipe comandada por Cruyff em que a alta rotatividade em campo era a marca principal. Foi um passo gigante rumo à era do "futebol total". A Holanda venceu o Brasil naquela Copa por 2 a 0 em um dia 3 de julho, eliminando a seleção da disputa pelo título. Foi a última vez que a seleção laranja conseguiu vencer uma partida contra os brasileiros.

A vingança só viria 20 anos depois, na Copa dos EUA. O duelo, válido pelas quartas de final, foi o melhor jogo daquele Mundial, com vitória de 3 a 2 do Brasil e gol decisivo de Branco, de falta, no final da partida.

Em 1998, agora pelas semifinais, Brasil e Holanda fizeram novamente um grande jogo, dos melhores da Copa, que acabou empatado por 1 a 1. A disputa foi para os pênaltis, Taffarel defendeu dois e tornou-se o grande herói da passagem da seleção para a final.

Em Copas, portanto, o Brasil eliminou a Holanda duas vezes e foi eliminado uma vez. Nestes jogos, no campo, o retrospecto mostra uma vitória para cada lado e um empate.

Foram disputados também seis amistosos entre os dois países. A Holanda venceu o primeiro deles, no dia 2 de maio de 1963, por 1 a 0. O Brasil ganhou duas partidas: 1 a 0 em 1989 e 3 a 1 em 1999.

Neste ano, 99, a seleção enfrentou a Holanda outras duas vezes, ambas com empates de 2 a 2. Este é o resultado mais frequente do duelo, já que ocorreu também em um amistoso no dia 31 de agosto de 1996.

No total, são três vitórias brasileiras, duas holandesas e quatro empates, com 14 gols marcados pelo Brasil e 13 pela Holanda. Em nove jogos, a média histórica é de exatos 3 gols por partida.

Nenhum comentário: