sábado, junho 19, 2010

Com um a menos, Austrália segura empate com Gana e embola o grupo D

Asamoah Gyan comemora gol de empate de Gana
Asamoah Gyan comemora gol de empate de Gana
Crédito da imagem: AFP

por ESPN.com.br


A seleção da Austrália teve o atacante Kewell expulso ainda no primeiro tempo, jogou com um a menos durante quase toda a partida e, ainda assim, conseguiu segurar o empate heroico por 1 a 1 com Gana neste sábado, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo.


Os australianos saíram na frente, aproveitando falha do goleiro Kingson. Mas, logo na sequência, Kewell fez pênalti ao tentar salvar uma bola em cima linha, acabou expulso e Gana empatou, aos 24 ainda da primeira etapa. Depois do empate, Gana passou a controlar as ações de jogo, chutou muito de fora da área, mas não conseguiu traduzir a superioridade em gols.


Com o resultado deste sábado, Gana assume a liderança do Grupo D, mas perde grande chance de conseguir pontos importantes para a classificação. Com quatro pontos, a seleção africana é seguida de Alemana e Sérvia, com três pontos cada, enquanto a Austrália tem apenas um.


Na última rodada, Gana tem de vencer a Alemanha para não depender de outro resultado. Já os australianos precisam derrotar a Sérvia e ainda torcem por uma combianação de resultados.


O jogo

Com um a menos, Austrália segura empate com Gana e embola grupo D do Mundial


Austrália e Gana iniciaram a partida deste sábado de forma burocrática, sem objetividade nas jogadas de ataque. Após pouca movimentação dos times, os australianos se aproveitaram de uma falha do goleiro Kingson para abrir o placar. Bresciano cobrou falta de longe, o arqueiro ganês bateu roupa e Holman apareceu sozinho dentro da área para abrir o placar.


Depois do gol, Gana partiu para cima para tentar o gol de empate. Primeiro, Ayew chegou ao ataque na primeira boa troca de passes dos africanos, aos 19. Depois, Asamoah Gyan, em jogada individual na direita, chutou com perigo e conseguiu o escanteio.


O empate veio aos 24. Awye recuperou a bola na ponta direita, fez excelente jogada, driblando dois australianos e cruzou para Jonathan dentro da área. Para salvar a Austrália, o atacante Kewell, em cima da linha, colocou a mão na bola e acabou expulso. Na cobrança do pênalti, Asamoah Gyan marcou o segudo dele e o segundo gol ganês no Mundial.


Com vantagem numérica no placar, parecia que Gana iria aproveitar o bom momento para ampliar. Aos 26, Kwadwo Asamoah recebeu na entrada da área, no lado esquerdo do ataque, mas mandou para fora.


Após a chance perdida, o que se viu foi um maior domínio da posse de bola da Austrália, mas sem objtevidade. Somente nos minutos finais, bom boas jogadas de Kevin-Price Boateng pela direita, é que Gana chegou com mais perigo. Na melhor delas, o meio-campista recuperou a bola no meio-de-campo, avançou livre pela direita e bateu com perigo, obrigando o goleiro Schwarzer a fazer grande defesa.


Na volta do segundo tempo, Kwadwo Asamoah começou o bombardeio ao gol de Schwarzer logo no primeiro minuto. Aos 4, foi a vez de Asamoah Gyan forçar o goleiro Schwarzer a trabalhar. O próprio Gyan e Kevin-Price Boateng, ambos de fora da área, tentaram surpreender mais uma vez, mas não levavam perigo aos australianos.


Somente aos 21, a Austrália chegou ao ataque. O zagueiro Chipperfield, que havia acabdo de entrar, desviou de cabeça um cruzamento da direita, mas a bola foi por cima do gol de Kingson. No lance seguinte, Gyan deu a resposta, com um chute que passou perto à direita de Schwarzer. Aos 26, Wilkshire teve a chance mais clara de gol da partida, mas o lateral, dentro da pequena área, chutou em cima do goleiro.


No fim, os australianos ainda conseguiram chegar com um certo perigo em bolas alçadas na área, enquanto Gana ameaçava em contra-ataques liderados por Gyan.


FICHA TÉCNICA
GANA 1 X 1 AUSTRÁLIA


Local: Royal Bafokeng, em Rustemburgo (África do Sul)
Data: 19/06/2010, sábado
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Roberto Rosetti (ITA)
Assistentes: Paolo Calcagno e Stefano Ayroldi (ITA)
Cartões amarelos: Jonathan, Annan e Addy (Gana) e Moore (Austrália)
Cartão vermelho: Kewell (Austrália)
Gols: Holman, aos 10 do primeiro tempo, para a Austrália. Asamoah Gyan, aos 24 da primeira etapa, para Gana.


GANA: Kingson; Pantsil, Jonathan, Addy e Sarpei; Annan, Kevin-Price Boateng (Amoah), Tagoe (Owusu Abeiye), Kwadwo Asamoah (Muntari) e Ayew; Asamoah Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.


AUSTRÁLIA: Schwarzer; Wilkshire (Rukavytsya), Moore, Neill e Carney; Culina, Valeri, Emerton, Holman (Kennedy) e Bresciano (Chipperfield); Kewell. Técnico: Pim Verbeek.

Nenhum comentário: