sexta-feira, junho 11, 2010

Com protesto por vuvuzela e discurso de Blatter e Zuma, 'começa' a Copa do Mundo


Shakira foi a grande estrela da cerimônia de abertura da Copa do  Mundo

Shakira foi a grande estrela da cerimônia de abertura da Copa do Mundo
Crédito da imagem: AFP

por ESPN.com.br


Um dos principais símbolos da festa da torcida sul-africana na Copa do Mundo de 2010, as vuvuzelas continuam gerando muita polêmica antes mesmo de o Mundial começar.


Nesta quinta-feira, pouco antes do início da cerimônia oficial de abertura da competição, no Orlando Stadium, no bairro do Soweto, em Johanesburgo, vários torcedores nas arquibancadas aproveitaram as câmeras de televisão para fazer seu protesto contra a proibição do instrumento durante a festa.


Os organizadores decidiram proibir as vuvuzelas durante a cerimônia com medo de que o som das tradicionais cornetas dos sul-africanos não atrapalhasse a série de shows programados para esta noite.

Sulafricano assiste empolgado à festa de abertura da Copa do  Mundo

Sulafricano assiste empolgado à festa de abertura da Copa do Mundo
Crédito da imagem: AFP


Pouco depois da primeira apresentação musical, tomaram a palavra o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. "Futebol não é só um jogo. Futebol é para conectar as pessoas, com música e ritmo. Esse show é especialmente dedicado ao programa de educação para a África", afirmou Blatter.

Sepp Baltter e Zuma discursam na festa de abertura para a Copa

Sepp Baltter e Zuma discursam na festa de abertura para a Copa
Crédito da imagem: AFP

Zuma, por sua vez, adotou um discurso nacionalista para motivar os sul-africanos. "A África do Sul está muito feliz por sediar a Copa do Mundo de 2010. Nós gostaríamos de agradecer à Fifa por ter tomado a decisão de trazer o Mundial pela primeira vez ao continente africano", comemorou. "Gostaria de agradecer especialmente ao povo sul-africano por terem recebido o mundo todo aqui. A África está mostrando ao mundo que tem a capacidade de lidar com qualquer assunto."

Cantora Fergie foi uma das estrelas musicais que cantou na  cerimônia de abertura

Cantora Fergie foi uma das estrelas musicais que cantou na cerimônia de abertura
Crédito da imagem: AFP


Também estiveram na apresentação diversos artistas. Até o momento, se apresentaram Black Eyed Peas, Hugh Masekela, Angelique Kidjo, John Legend, Vusi Mashlasela, Viex Farka Toure, Juanes, Taboo, Tinariwen, Alicia Keys, BLK JKS, K´naan, Big Nuz, Dj Tira, The Parlotones e Shakira, a grande estrela da cerimônia.


Os ex-jogadores Karembeu, Lucas Radebe, Patrick Vieira e Sócrates, ex-meio-campista do Corinthians e da seleção brasileira, também estiveram presente na festa.

Nenhum comentário: