sexta-feira, junho 11, 2010

Após morte de bisneta, Nelson Mandela não foi à abertura da Copa do Mundo

Zenani Mandela em foto com o avô Nelson em 2008

Zenani Mandela em foto com o avô Nelson em 2008
Crédito da imagem: Reuters

por ESPN.com.br com AFP


O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, não compareceu à abertura da Copa do Mundo no Estádio Soccer City, onde jogam África do Sul e México. O motivo é a morte da bisneta do líder sul-africano, Zenani Mandela, de 13 anos, que não resistiu a um acidente de carro nesta madrugada quando voltava a Johanesburgo após assistir ao show que abriu o Mundial.



"Seria inadequado para ele ir assistir à Copa do Mundo e as celebrações de abertura. Temos certeza de que os sul-africanos e pessoas de todo mundo estão em solidariedade com Mandela e sua família", disse o comunicado oficial. "Continuamos a achar que a Copa é uma ocasião memorável à África. Madiba estará lá, em espírito, com vocês", completou.


Logo após confirmarem a informação da morte da garota, tanto o porta-voz da Fundação Nelson Mandela, Sello Odiar, quanto o neto do líder africano, Nkosi Zwelivelile, já haviam deixado em aberto a presença ou não de Mandela no jogo inaugural, decisão que foi divulgada horas depois.


A presença de Mandela na partida foi assunto durante toda a semana na África do Sul. Enquanto a Fifa e o comitê organizador acreditavam que ele iria ao Soccer City, a família do ex-presidente nunca cravou que sua participação estava garantida, alegando que, aos 91 anos, o líder talvez não teria condições de permanecer muito tempo num evento deste porte.

Nenhum comentário: