quinta-feira, maio 13, 2010

Sport e Náutico promovem vassourada

A chuva se encarregou de dar o tom melancólico perfeito para o futuro de dez jogadores do futebol pernambucano na tarde de ontem. Em climas diferentes, Náutico e Sport iniciaram uma verdadeira "vassourada" em seus elencos. Para os alvirrubros, o processo faz parte da renovação de grupo que está ocorrendo nos Aflitos - saem sete atletas, mas 13 reforços já foram anunciados. Pelas bandas da Ilha do Retiro, o número de dispensados cai para três, mas é possível que a quantia aumente nos próximos dias. A atitude é um reflexo do mau início da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro, bem ilustrado pelo fraco empate com o Guaratinguetá na ultima terça-feira.

Na lista do técnico Alexandre Gallo, do Náutico, alguns nomes não surpreendem. Com pouco aproveitamento, o lateral Rafael Forster e o zagueiro Igor, pertencentes ao Internacional, foram mandados de volta ao Rio Grande do Sul. Além deles, o zagueiro Gomes e o meia Felipe Pinto não convenceram atuando nos Aflitos e também estão fora. O goleiro Leonardo, que tem seu contrato encerrado, não renova com o clube. Da lista dos sete, os que mais causaram supresa foram o atacante Rodrigo Dantas e o goleiro Gustavo. O primeiro por ser considerado titular no ataque alvirrubro nas últimas rodadas e não ter um salário alto. O arqueiro, por sua vez, era o reserva direto de Glédson.

Surpreendentes ou não, todos foram dispensados pelo mesmo motivo. Segundo o treinador do clube alvirrubro, todas as escolhas giraram pelo mesmo critério: o técnico. "Foram escolhas técnicas. Temos todo o respeito por esses jogadores. Mas temos que trabalhar em cima de um orçamento. Às vezes, é chato, pela amizade que tínhamos, mas tenho que ser profissional", explicou o treinador.

No lado do Sport, o mau começo na Série B rendeu três dispensas de jogadores bastante criticados pela torcida. Com fracas atuações, os meias Isael e Odair, além do lateral-esquerdo André Luiz, acertaram suas contas e não ficam mais no clube. O curioso é que os dois últimos iniciaram a decisão que levou o time ao pentacampeonato estadual diante do Náutico, na quarta-feira da semana passada. Vale ressaltar que o contrato de Isael, com direitos econômicos ligados ao Grêmio, acabaria no próximo dia 31.

Já a gota d'água para Odair foi a atuação no empate por 1x1 com o Guaratinguetá, anteontem. O jogador substituiu Pedro Júnior, mas ficou apenas 24 minutos em campo e deu lugar para Everton Felipe. O diretor de futebol Francisco Guerra também informou que atletas da base que integravam o elenco profissional foram devolvidos aos juniores, com exceção do lateral-esquerdo Jackson e do volante Levi.

O cartola ainda deixou em aberto a possibilidade de novas saídas. "O que pode acontecer agora é pontual. Com a chegada de novos atletas, outros podem sair", afirmou Guerra. Porém, nos bastidores, especula-se que mais três jogadores estariam próximos de deixar a Ilha do Retiro. Como o Sport conta com oito defensores no elenco, o zagueiro Dirley é um dos mais cotados. Além disso, Elias tem grandes chances de ser emprestado para outro clube. Quem também estaria na lista de dispensas seria um lateral-direito: Júlio César ou Eduardo Ratinho.

Nenhum comentário: