sexta-feira, maio 07, 2010

Sem 'gigantes', Série B começa nesta sexta com promessa de equilíbrio

Brasiliense recebe o Sport e o Náutico enfrenta o Coritiba nos Aflitos; jogos acontecem neste sábado (8), às 16h


A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira com a promessa de muito equilíbrio. Diferentemente do que vinha acontecendo com freqüência nos últimos anos, nenhum clube dos 12 ‘gigantes’ do país estão na disputa. Entretanto, a presença de times com torcidas apaixonadas certamente será um atrativo para os torcedores.



Entre os nordestinos, quatro clubes da Segunda Divisão são bastante populares: Sport, Náutico, Bahia e América-RN. Os dois primeiros foram rebaixados no ano passado, mas voltam como fortes candidatos ao acesso. O Rubro-Negro, inclusive, inicia a disputa como pentacampeão pernambucano, conquistando o título justamente em cima do Timbu (veja no vídeo).



O Tricolor baiano não disputa a Série A desde 2003. Neste período, inclusive, jogou a Terceirona em 2006 e 07. Já o time potiguar, que esteve na elite em 2007, por pouco não foi parar na Série C em 2008 e 09. Outras duas equipes nordestinas retornaram à Segunda Divisão este ano: ASA-AL e Icasa-CE.



A região Sudeste terá nove representantes, sendo seis apenas do estado de São Paulo: Bragantino, Portuguesa, São Caetano, Ponte Preta, Santo André e Guaratinguetá. Os cinco primeiros já disputaram a Série A (Lusa, Azulão e Braga, inclusive, foram vice-campeões em 1991, 96 e 2000, respectivamente). Ano passado, a Portuguesa ‘bateu na trave’, ficando em quinto lugar na Série B, enquanto São Caetano, Bragantino e Ponte Preta terminaram em posições intermediárias.



Após a queda no Brasileirão de 2009, o Santo André por pouco não foi campeão estadual este ano – perdeu o título para o Santos (veja no vídeo). Se mostrar o futebol apresentado no Paulistão, tem tudo para subir de novo. Já o Guará é o único dos 20 clubes que disputará a Segundona pela primeira vez após a terceira posição na Série C.



No Rio de Janeiro, o único representante é o Duque de Caxias, que joga a competição pela segunda vez após o oitavo lugar em 2009. Já Minas Gerais aparece com o Ipatinga, vice-campeão estadual este ano, e o América-MG, vencedor da Série C em 2009.



Rebaixado em 2009, o Coritiba fará dez jogos na Arena Joinville, interior de Santa Catarina, por causa do quebra-quebra ocorrido no Couto Pereira na última rodada do Brasileirão passado. Campeão estadual na atual temporada (veja no vídeo), o Coxa tentará provar que a queda no ano do centenário não passou de um ‘acidente de percurso’. O outro time do estado na disputa é o Paraná Clube, que caiu em 2007 e nos dois últimos anos terminou na 11ª colocação. A região Sul ainda conta com a presença do Figueirense, que ficou na Série A entre 2002 e 2008. Ano passado, o clube catarinense foi sexto colocado e brigou pela vaga na elite até o último momento.



Por fim, a Região Centro-Oeste conta com dois times: Vila Nova-GO e Brasiliense, que ano passado brigaram para não cair. O time goiano, longe da elite desde 1985, entra com a responsabilidade de saber que seus principais rivais (Goiás e Atlético-GO) já estão na Série A, enquanto a equipe da capital federal tenta uma vaga na Primeira Divisão pela segunda vez na história – a primeira foi em 2005.



CONFIRA OS JOGOS DA PRIMEIRA RODADA



Sexta (7)
21h - ASA x Ponte Preta
21h - Portuguesa x Vila Nova
21h - América-MG x Bragantino
21h - Bahia x América-RN


Sábado (8)
16h - Brasiliense x Sport
16h - Náutico x Coritiba
16h - São Caetano x Figueirense
16h - Icasa x Santo André
16h - Paraná x Ipatinga
21h - Guaratinguetá x Duque de Caxias

Nenhum comentário: