sexta-feira, maio 07, 2010

Quatro jogos abrem a Série B hoje


Finalistas do último Estadual e rebaixados no Brasileirão no ano passado, Sport e Náutico tentarão o retorno à elite

Ao contrário dos últimos anos, competição nacional inicia sem grandes favoritos



Sem favoritos, tem início, hoje à noite, com quatro jogos, a Série B do Campeonato Brasileiro. Campeões nacionais, Sport e Coritiba tentam se recuperar do rebaixamento do ano passado. O Bahia, detentor do título de 1988, é outro que sonha com a volta à elite depois de sete anos de afastamento.

Ao contrário dos últimos anos, não existe aquela barbada, como aconteceu no ano passado (Vasco), 2008 (Corinthians), 2006 (Atlético/ MG), 2005 (Grêmio) e 2002 (Palmeiras e Botafogo). São Paulo contará com seis equipes - Bragantino, Guaratinguetá, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André e São Caetano -, o mesmo número de times nordestinos - América/RN, ASA, Bahia, Icasa, Náutico e Sport.


Além do equilíbrio, a Série B reúne equipes que já tiveram um bom desempenho neste início de temporada, com campeões e vice-estaduais. O Coritiba venceu no Paraná, e o Sport conquistou o pentacampeonato em Pernambuco. E ASA, Bahia, Santo André, Ipatinga e Náutico foram finalistas.


A caminhada que se inicia hoje terá sete rodadas até o campeonato ser paralisado por causa da Copa do Mundo. A competição volta em julho para mais 31 rodadas e se encerra no final de novembro. Os jogos serão disputados às terças, sextas e sábados, e cada clube vai receber R$ 800 mil de cota de televisão, valor bem inferior ao que recebem os times da Série A. Apesar disso, os clubes investiram e prometem gastar ainda mais após o retorno da Copa do Mundo, que será usado como um bom período de treinos.


A Série B também traz rostos conhecidos da torcida. O caçula ASA, de Alagoas, aposta no lateral-direito Marcos Tamandaré, que atuou no Corinthians e Sport. O América/MG conta com os veteranos Euller, Fábio Júnior, Irênio e Evanilson. O Brasiliense é outro que tenta a vaga usando a experiência dos mais velhos: o meia Iranildo e os atacantes Aloísio e Enilton.


Entre os paulistas, as equipes procuraram reforçar os elencos do Estadual e a mais otimista é a Portuguesa, que tem o zagueiro Domingos, o lateral-esquerdo Athirson e o meia Héverton. Na Ponte Preta, a esperança está nas defesas de Eduardo Martini e no oportunismo de Pablo Escobar. Já o Santo André perdeu alguns atletas.


Quem também tenta voltar à elite são os pernambucanos Náutico, de Carlinhos Bala e do ex-santista Geilson, e o Sport, do goleiro Magrão e dos atacantes Ciro e Leandrão. Timbu e Leão só vão entrar em campo amanhã. Os alvirrubros receberão o Coritiba, nos Aflitos, enquanto que os rubro-negros vão encarar o Brasiliense, no Distrito Federal. Ambos os jogos começarão às 16h10.


As partidas que abrem a Série B hoje, às 21h, são: ASA x Ponte Preta, Portuguesa x Vila Nova, América/MG x Bragantino e Bahia x América/RN.

Nenhum comentário: