quarta-feira, maio 05, 2010

Policiamento recorde para a decisão


Polícia Militar vem conseguindo controlar os torcedores nos últimos jogos
Serão 930 militares responsáveis pela segurança do clássico desta noite, na Ilha


Para garantir que as emoções do Clássico dos Clássicos de hoje fiquem apenas dentro de campo, a Polícia Militar montou um esquema nunca visto antes em Pernambuco. Será um contigente recorde formado por 930 oficiais, distribuídos em várias áreas e funções diferentes. O maior número registrado antes foi durante a segunda semifinal do Estadual deste ano, com 878 policiais para os dois jogos realizados na mesma noite. A expectativa é que a decisão do Campeonato Pernambucano fique marcada apenas pelos momentos de bola rolando e festa após o apito final.

Segundo o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Paulo Cabral, o contigente será distribuído em 300 policiais dentro do estádio e os 630 restante fora de campo. “Nos entornos da Ilha do Retiro, vamos ter atuando a Cavalaria, o BPTran e a Radiopatrulha. Teremos também 16 equipes do núcleo de inteligência à paisana e em carros descaracterizados, nos dois corredores ao redor do estádio (avenida Sport Club do Recife)”, disse.


Também será utilizado um sistema de monitoramento via câmeras de vídeo das áreas consideradas mais propensas a incidentes. As avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, além do terminal do Cais de Santa Rita, terão suas movimentações acompanhadas de perto por um oficial designado especialmente para a função. Além disso, haverão seis viaturas da polícia civil e oito vans, cada uma com oito policiais, fazendo a ronda na área da Ilha do Retiro. A cereja do bolo fica por conta do helicóptero que fará o monitoramento aéreo da cidade.


No quesito transporte urbano, o Grande Recife Consórcio de Transporte também preparou uma programação especial para o jogo de hoje. Ao todo serão disponibilizados 26 veículos, distribuídos em quatro terminais diferentes. Para a ida até a Ilha do Retiro, oito ônibus estarão à disposição a partir das 20h, seis em Afogados e outros dois na PE-15. A volta para casa será garantida por mais 18 coletivos, divididos entre os terminais do Cais de Santa Rita (quatro) e Joana Bezerra (14).


TRÂNSITO

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também preparou um esquema especial para esta quarta-feira. O trânsito nos arredores da Ilha do Retiro passará por mudanças a partir das 15h. Os condutores que estiverem na avenida Abdias de Carvalho, sentido cidade-subúrbio, terão que desviar pela Estrada dos Remédios. Quem vier pela rua Benfica, a CTTU orienta a prosseguir até a Praça do Derby. Aqueles que utilizam a ponte Gregório Bezerra para chegar ao estádio devem seguir pelo túnel Chico Science, pois a avenida Prefeito Lima e Castro será interditada para facilitar a passagem dos pedestres. Após a partida, o trânsito será normalizado.

Nenhum comentário: