quinta-feira, maio 27, 2010

'Onde está Ronaldinho?', perguntam as crianças de favela sul-africana


Durante campeonato de futebol de rua em Alexandra, garotada lamenta ausência do craque do Milan na seleção brasileira que estará na Copa

Uma pergunta é repetida frequentemente pelos sul-africanos quando encontram um brasileiro em Joanesburgo. Pode ser em um shopping do rico bairro de Sandton ou em favelas. Nesta quarta-feira, o GLOBOESPORTE.COM acompanhou um campeonato de futebol de rua entre crianças em Alexandra, uma das comunidades mais pobres da cidade. Enquanto descansavam entre uma partida e outra no asfalto, a garotada só queria saber uma coisa: por que Ronaldinho Gaúcho não estará na Copa do Mundo?


Alexandra tem 470 mil habitantes, todos negros. Considerada violenta, é uma região temida pelos ricos de Joanesburgo, pois está localizada bem perto de áreas nobres, como Sandton. A maioria das outras favelas fica distante do centro urbano, geralmente nas estradas. O local é conhecido também por ter sido a primeira moradia de Nelson Mandela na cidade, antes de se mudar para Soweto.


crianças participam de campeonato na favela Alexandra em Joanesburgo


Os amigos do time verde, fãs de Ronaldinho: craque é adorado pelos sul-africanos


Nesta quarta, parte da 4ª Avenida foi fechada para as finais do campeonato organizado por um dos patrocinadores da Fifa e da Copa do Mundo. Cerca de 200 crianças, de times de várias partes de Joanesburgo, jogaram no dia. Ao conversar com o GLOBOESPORTE.COM, o pequeno O'Neil Hendrix, de 13 anos, fez logo a famosa pergunta:


- Onde está o Ronaldinho? Por que ele não vem? Ele é o meu ídolo, é o melhor jogador do mundo. Tem muita habilidade. Fiquei chocado quando soube que ele não foi convocado – disse o menino, tentando repetir com a bola o drible “360°”, sem muito sucesso.


- Mas ele não está na lista dos 30? Talvez ele venha, né? - completou Zane Motsuenyane, também de 13 anos, ainda com esperanças de ver o ex-gremista de perto.


crianças participam de campeonato na favela Alexandra em Joanesburgo


Goleiro leva a melhor em disputa de pênaltis durante o torneio de rua na favela Alexandra, em Joanesburgo

Outros companheiros do time, que usava camisa verde na competição na 4ª Avenida, também saíram em defesa do craque do Milan. Para Marco Maye, de 11 anos, a alegria de Ronaldinho vai fazer falta nos gramados da África do Sul.


- Eu gosto quando ele faz o gol e sai dançando. É samba, não é? E ele está sempre rindo! - lembrou o garoto.


O campeonato de Alexandra começou há dois meses e terminou nesta quarta com festa para a criança. Cerca de 4 mil jovens participaram dos jogos e, independentemente do resultado final, todos ganharam o melhor prêmio que poderiam sonhar: ingressos para jogos da Copa do Mundo.


Segundo a organização do torneio, apenas crianças de 5 a 8 anos poderiam participar. Mas ao perceber que alguns eram mais velhos, um dos responsáveis pela competição brincou:


- É melhor ter todos aqui, jogando e se divertindo, do que soltos na rua. Então, não importa a idade. São os “gatos” da África, como em Gana (risos).


crianças participam de campeonato na favela Alexandra em Joanesburgo


Parte de uma das avenidas da favela foi fechada nesta quarta para a disputa do torneio com 200 crianças


Nenhum comentário: