quinta-feira, maio 06, 2010

Mais um título para a coleção

Técnico rubro-negro construiu uma carreira vitoriosa e se diz motivado para qualificá-la ainda mais
Givanildo conquistou 11 Pernambucanos como jogador e agora cinco como treinador


É melhor deixar os números falarem. São 28 títulos estaduais somando as carreiras de treinador e atleta. Em Campeonatos Pernambucanos, correndo atrás da bola, ele conquistou nada menos do que 11. No comando do banco de reservas, chegou ao pentacampeonato local junto com o Sport. Questionado por muitos pelo mau humor e pela falta de ousadia ao estruturar a equipe, Givanildo Oliveira, por outro lado, mostra seus méritos ao construir uma trajetória supercampeã.

Se quiser aumentar a conta, o comandante rubro-negro pode somar às conquistas locais os triunfos em nível nacional. Conhecido como o Rei do Acesso, o Mestre Giva já subiu as equipes comandadas por ele em cinco ocasiões. Em 1997 e 2001, foi campeão da Série B pelo América/MG e Paysandu, respectivamente. Em 2005, deixou o Santa Cruz na elite nacional para, no ano seguinte, repetir a conquista pelo Leão da Ilha. Enfim, na temporada passada, ele voltou ao Coelho para ser campeão da Série C.


A fórmula para alcançar tantas conquistas é a paixão pelo futebol. "Eu amo mesmo o futebol. Se um dia eu ganhasse várias vezes na Mega Sena, eu continuaria trabalhando de graça", assegura. "Enquanto eu tiver saúde e disposição para continuar trabalhando com isso, não tenho previsão para parar", acrescenta Givanildo, com a experiência de quem tem 61 anos e 27 dos quais dedicados à carreira de treinador. Quando questionado pela Imprensa se a tal disposição estaria perto de acabar, Givanildo desafiou. "Vá correr comigo de manhã na praia para você ver".


A resposta bem humorada contrasta com a fama de chato do treinador. Por diversas vezes, o jeito fechado e a postura firme já lhe renderam muitas críticas. "Eu não sou chato. A Imprensa vive dizendo isso. Mas se ser chato é fechar a cara quando me tratam mal, eu não me incomodo. Com amigos e família, eu não sou assim", afirma.


A declaração do técnico ganha força dentro do elenco. "Ele é um treinador sem palavras. Bom caráter, trabalhador e briga pelos atletas dele. O Sport precisava de um treinador como Givanildo", elogia o atacante Ciro.

Nenhum comentário: