sexta-feira, maio 28, 2010

Julio Cesar ataca bola da Copa: 'Parece com as de mercado'



Goleiro reprova produto oficial do Mundial da África do Sul: 'Horrorosa'


Acostumado a defender, Julio Cesar partiu para o ataque e elegeu seu primeiro inimigo na África do Sul: a bola da Copa do Mundo. A Jabulani, nome oficial do produto feito pela Adidas e vendido por cerca de R$ 400 no Brasil, foi definida simplesmente como horrorosa pelo goleiro após o treino com bola realizado na Randburg High School, em Joanesburgo.


- A bola da Copa é horrível, horrorosa. Parece com aquelas bolas que você compra em supermercado – declarou o goleiro na coletiva desta sexta-feira.


O camisa 1 da seleção disse ainda que o futebol está sempre mudando para beneficiar quem ataca. Ou seja, para ele o goleiro sempre se dá mal no fim.


- Todo mundo quer ver gol. Aí a bola muda, tem gente que vai bater pênalti e dá salto mortal, cambalhota... Sem contar a barreira, que o adversário põe três jogadores de cada lado para atrapalhar o goleiro. A falta já favorece o outro time, ainda fazem isso... Mas quem mandou escolher essa profissão - reclamou, ainda que de bom humor.


Ainda no início da preparação da seleção brasileira para o Mundial, no CT do Caju, em Curitiba, o atacante Nilmar já havia comentado sobre o que os goleiros estavam achando da Jabulani. Para ele, no entanto, a bola é boa.


- Para os atacantes a bola é boa, rápida, mas os goleiros não gostaram muito não – comentou o jogador do espanhol Villarreal.


A bola da Copa é horrível, horrorosa"

Julio Cesar

Como não é possível mudar a bola da Copa do Mundo, Julio Cesar e os outros goleiros da seleção brasileira, Gomes e Doni, vão ter de se adpatar. E para ajudar nisso estará o preparador de goleiros do Brasil, Wendel Ramalho.


- O problema é no chute mesmo, na trajetória. Mas se dá um jeito – simplificou.


A seleção brasileira volta a treinar na tarde desta sexta-feira, no parque de golfe em que fica a concentração, mas apenas fisicamente.


Goleiro

Júlio César diz que bola da Copa parece de supermercado



O goleiro brasileiro Júlio César criticou a Jabulani, bola que será utilizada na Copa do Mundo-2010, na África do Sul, e disse que ela é "horrorosa".


O goleiro desaprova o modelo em função de sua leveza, mas disse entender que tudo isso é feito para que os jogos tenham mais gols. "[A bola] é horrível, horrorosa. Parece bolas que compramos no supermercado", disse Júlio César. "O goleiro não leva vantagem em nada", continuou.


Um estudo realizado pela Adidas mostra que a bola da Copa do Mundo-2010 pode sofrer até 5% de influência em sua velocidade devido à altitude durante a competição.


A pesquisa analisou uma cobrança de falta de 20 metros de distância e concluiu que a bola cruzaria a linha do gol com velocidade média de 126 km/h no Soccer City, em Johannesburgo, com 1.694 metros acima do nível do mar.


O mesmo teste, realizado no Moses Mabhida, em Durban, praticamente no nível do mar, mostrou que o chute se transformaria em gol com 120 km/h de média.


Johannesburgo, que receberá a final da Copa-2010, é a cidade com a maior altitude do torneio.

Nenhum comentário: