quarta-feira, maio 12, 2010

Josué mantém tradição do Estado


Volante de 30 anos, que é de Vitória de Santo Antão, foi revelado pelo Porto, de Caruaru, em 1996

Desde 1990, Seleção tem um atleta nascido em Pernambuco disputando a Copa

O volante Josué, do Wolfsburg, da Alemanha, foi o 14º jogador a aparecer na lista dos 23 relacionados à Copa do Mundo, e ao ser convocado, ele não só deixou seus familiares, conterrâneos e pessoas que o lançaram no futebol orgulhosos pelo feito, como também manterá a escrita de nos últimos seis Mundiais (já contando com a edição da África do Sul) a Seleção Brasileira ter um pernambucano presente em seu elenco na maior competição de futebol do planeta.

Ao ser chamado para defender o Brasil no Mundial de 2010, Josué Anunciado de Oliveira, ou simplesmente Josué, de 30 anos, nascido na cidade de Vitória de Santo Antão, entrou numa seleta lista de jogadores pernambucanos a irem a uma Copa do Mundo. Ele será o nono. Ademir Menezes (1950), Vavá (1958 e 1962), Zequinha (1962), Rildo (1966), Manga (1966), Ricardo Rocha (1990 e 1994), Rivaldo (1998 e 2002) e Juninho Pernambucano (2006) foram antes dele.

Mas mesmo sem muita chance entre os titulares no atual momento, Josué sempre foi presença certa nas convocações de Dunga. A primeira vez que foi chamado pelo treinador foi em 2007, quando ainda defendia o São Paulo, para a disputa do Pré-Olímpico. Desde aquela vez, já se foram 26 partidas disputadas e um gol anotado (na goleada de 6x1 aplicada no Chile, pelas quartas de final da Copa América).

Para o treinador Levi Gomes, que o lançou entre os profissionais do Porto, em 1996, a convocação à Copa do Mundo é mais do que merecida. "Fiquei muito feliz quando vi o nome dele na lista. É uma pessoa simples, de boa índole, familiar e que respeita os companheiros de equipe", disse Gomes, que hoje comanda os juniores do Sport e transmite o exemplo do pupilo aos jovens rubro-negros. "Isso só faz fortalecer o nosso trabalho da base", completou.

Atual homem forte do Santa Cruz, Raimundo Queiroz, que levou Josué ao Goiás, em 1997, quando era diretor de futebol do clube esmeraldino, compartilha do mesmo sentimento. "Para mim, é uma grande satisfação", disse o tricolor, para revelar um segredo: "Ele sempre me falava que chegaria à Seleção Brasileira, mas nunca acreditei por causa do seu biotipo. Mas hoje, ao ver o seu nome entre os que disputarão a Copa do Mundo, é um orgulho muito grande para mim".

Entre os familiares, a sua mãe, Dioneia Gomes, era a mais feliz com a convocação do filho para o Mundial da África do Sul. "Foi uma surpresa enorme para a gente, não pela sua qualidade, mas por causa da grande concorrência que existia. Foi o melhor presente do Dias das Mães que recebi", disse. O pai, José Anunciado, mesmo sendo um homem de poucas palavras, também expressou a sua felicidade. "Estamos muito felizes, mas eu já esperava que ele fosse convocado porque sempre estava sendo chamado por Dunga", encerrou.

Nenhum comentário: