domingo, maio 30, 2010

Intocáveis podem fazer história


Johannesburgo - Pela primeira vez em 19 participações em Copas, a Seleção Brasileira terá a mesma dupla de zaga titular em dois Mundiais consecutivos. O Diario/Correio/Estado de Minas embarcou no túnel do tempo, viajou de 1930 a 2010, e comprova: se entrarem em campo contra a Coreia do Norte, em 15 de junho, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, Lúcio e Juan entrarão para a história.


"Sempre foi boa essa parceria com o Lúcio. Nós jogamos no Bayer durante dois anos e criamos uma amizade. Nossas famílias, esposas e filhos saem juntos, e levamos isso para a Seleção. "
Juan, zagueiro


"Se estamos juntos há tanto tempo é porque mostramos amor à Seleção. Juan é um grande amigo. Espero concluir essa segunda Copa ao lado dele conquistando o hexa. "
Lúcio, zagueiro




O feito esteve muito próximo de ocorrer em 1998, na França. Tetracampeões em 1994, Aldair e Márcio Santos estavam na lista de Zagallo quatro anos depois. Porém, Márcio Santos sofreu uma contusão e foi cortado. Únicos sobreviventes da defesa de 2006, Lúcio e Juan amadureceram a ponto de serem considerados por uma "sombra" de alto nível a dupla número 1 do mundo. "A melhor zaga está do nosso lado. Vai ser uma das melhores do Mundial", aposta o reserva Thiago Silva.


Os números reforçam a tese. Na Era Dunga, Lúcio e Juan jogaram juntos 21 vezes. Em 11, o Brasil não sofreu gol. A confiança nadupla é tamanha que o Brasil desembarcou na África do Sul respeitado por sua defesa. "Isso é uma novidade para o futebol brasileiro, mas se conquistamos esse respeito, é por causa dos homens de frente. Pedimos sempre que eles nos ajudem e isso contribuiu que não soframos gol lá atrás para marcarmos muitos lá na frente", comemora Juan, resistente em tempos de concorrência.


No banco, estão dois resevas à altura: Luisão e Thiago Silva. "Se conquistamos esse respeito é por causa dos três anos e meio de trabalho. Dunga sempre insistiu no trabalho com a zaga. Hoje, mais do que nunca, temos uma equipe equilibrada e cheia de opções", destaca Juan.

Nenhum comentário: