terça-feira, maio 04, 2010

Cadê a Arena da Copa?



Três de maio de 2010. Segunda data estipulada pela Fifa para que as 12 subsedes iniciassem as obras da Copa do Mundo de 2014. Lembrando que o primeiro prazo havia espirado desde o dia 1° de março, mas ninguém havia obedecido. Ontem, a reportagem da Folha de Pernambuco foi conferir de perto como está o terreno de 270 hectares onde será erguida a tão propagada Cidade da Copa, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR). Entretanto, nada foi feito, como já era de se esperar, uma vez que o processo licitatório para ver qual empresa construirá o complexo ainda está em fase final. A nova previsão do governo estadual é que o canteiro de obras esteja devidamente instalado no local até o final deste mês. Logo, ao invés de trabalhadores em ação num canteiro de obras, o único esforço braçal presenciado na comunidade de Jardim Penedo de Baixo, ontem, foi o do seu Elias Pereira cortando o imenso mato que invadia a rua em frente a sua casa, na avenida Deus é Fiel.

Para Elias Pereira, que mora há 12 anos no Jardim Penedo de Baixo, "tanto faz ficar como sair". A alegação é porque o terreno não pertence aos moradores, mas sim ao Governo do Estado. "Não temos título de posse das terras. O que queremos mesmo é o dinheiro do que construímos aqui", disse, apontando para sua humilde casa e plantação. Já o caseiro José Carlos não vê a hora de "se mandar" da localidade. "Está demorando demais. Estou doido para ir embora daqui. Quero morar no Zumbi do Pacheco (em Jaboatão dos Guararapes)", completou.


Agora, no que depender dos trâmites burocráticos, as 268 famílias cadastradas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB) ainda vão esperar um pouco mais. Isso porque, de acordo com Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil e chefe do Comitê Executivo da Copa, caso ninguém entre com novos recursos na licitação, a homologação do vencedor sairá até a segunda-feira da próxima semana. Depois, o consórcio deverá criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), além de solicitar uma licença de meio ambiente para instalar o canteiro de obras. "Estamos trabalhando com uma estimativa que, até o final do mês, o canteiro esteja instalado para que as obras possam ser iniciadas", disse Leitão.


Mas apesar de um novo prazo para iniciar os trabalhos em São Lourenço da Mata, o secretário garantiu que não há motivo para pânico. "Se iniciarmos as obras no dia 1° de julho, ainda assim teremos 30 meses pela frente. É tempo mais do que suficiente para a construção da arena", encerrou.


EMPRÉSTIMO


Foi publicada ontem, no Diário Oficial, a lei n° 14.045 que autoriza o Governo do Estado de Pernambuco a contratar operação de crédito, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de até R$ 400 milhões para a construção da arena da Copa do Mundo, que será construída em São Lourenço da Mata, e da urbanização de seu entorno.

Nenhum comentário: