quinta-feira, maio 27, 2010

Automobilismo // Fórmula 3 vai invadir pista de Caruaru



Caruaru, conhecida como a "capital do forró", é destino certo para os amantes do ritmo nordestino. Agora, a cidade do Agreste pernambucano também vai fazer parte do roteiro daqueles que curtem alta velocidade. É que o município recebe, pela primeira vez, neste fim de semana a Fórmula 3 Sulamericana Petrobras, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. E, se depender dos organizadores, Caruaru já tem lugar certo nas próximas edições do torneio. Os treinos livres acontecem amanhã pela manhã e, à tarde, os classificatórios. As corridas, que serão três, serão realizadas no sábado e domingo.


Apesar de Pernambuco não ter nenhum piloto na F-3, tudo indica que o estado vai contar com representantes na categoria num futuro próximo. Isso porque, ele é um dos participantes do projeto Fórmula Universitária - nova categoria automobilística com sua primeira disputa marcada para o fim de julho, em Porto Alegre - e que tem como um dos objetivos formar condutores para a F3. Segundo a Federação Pernambucana de Automobilismo, quatro pilotos juvenis, vindos do kart, têm interesse em defender o estado na classe universitária: Nano Monteiro, Victor; Matheus da Mata e Cayan Chianca.


O organizador do torneio, Dilson Motta, explica que a Fórmula Universitária é uma categoria formada por instituições de ensino superior, que disputam um campeonato dividido em 15 corridas. As provas servirão como preliminar da Fórmula 3 nos circuitos brasileiros. Serão 20 universidades no torneio, das quais 14 já fecharam parceria. Em relação aos pilotos, eles devem ter entre 15 e 17 anos.


O projeto educacional-desportivo desenvolvido pela 63 MKT, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo, dá um carro a cada instituição participante. Esta, através de seus cursos, transforma-se numa verdadeira equipe de automobilismo. "Os alunos, com supervisão do professor, irão colocar em prática o que foi visto em sala de aula. Os estudantes de engenharia, por exemplo, irão fazer o carro funcionar, trabalhar a parte mecânica. O pessoal de marketing tem que conseguir patrocínio enquanto que os de jornalismo devem fazer a assessoria.


Pelo menos, 13 outras graduações devem estar envolvidas no projeto, além da engenharia", pontuou Dilson. No estado, a UFPE, UPE e Faculdade Maurício de Nassau demonstraram interesse no projeto.

Neste fim de semana, os carros da Fórmula Universitária serão apresentados ao público . "Com essa nova categoria, queremos melhorar a qualificação dos profissionais que trabalham com automobilismo no Brasil, além de dar uma nova oportunidade para aqueles pilotos que saem do kart!".

Nenhum comentário: