segunda-feira, abril 05, 2010

Três anos depois, Vera Cruz volta a ter gol legítimo invalidado porque árbitro não viu

O raio caiu duas vezes no mesmo alvo


No repertório de erros de arbitragem, um dos que mais incomodam a equipe prejudicada é a não validação de um gol legal. Especialmente quando a bola entra e o árbitro não vê. A situação, embora rara, já tinha acontecido com o Vera Cruz em 2007, quando o árbitro Wilson Souza não viu que uma bola chutada por Rivelino por cobertura furou a rede do Central, em jogo válido pelo Campeonato Pernambucano; deu tiro de meta. E, incrivelmente, voltou a acontecer com a mesma equipe, neste domingo, no empate com o Sete de Setembro, em Garanhuns, também pelo Estadual. O algoz da vez foi Nielson Nogueira, auxiliado por Roberto José e Charles Rosas.


Na briga contra o rebaixamento, o Vera Cruz mostrou-se indignado com o acontecido. Com o empate, o time foi ao 15 pontos; uma vitória lhe deixaria com 17, mais perto do primeiro time fora da zona de queda, o Araripina, que tem 20. Com um detalhe: o Araripina será julgado nesta segunda-feira no TJD pela escalação irregular de um jogador e deve perder três pontos. É muito provável que o Araripina fique com 17 pontos.


O Vera Cruz já informou que buscará no TJD-PE uma reparação neste caso. Teremos mais informações sobre o assunto em breve.


No entanto, dificilmente haverá alguma modificação, a julgar pelo que aconteceu no episódio de três anos atrás. No dia 18 de março de 2007, o jogo terminou em 2 a 1 para o Central, e o time de Vitória de Santo Antão entrou no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco exigindo a validação do gol ou a anulação da partida. Na votação do TJD-PE, por 4 votos a 2, foi validado o gol e alterado o resultado da partida para 2 a 2. "O gol foi claro. Houve uma declaração por escrito do árbitro dizendo que houve gol", contou o então presidente do TJD-PE, Nelson Brito. Ele baseou-se no artigo 84 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), o qual prevê a possibilidade de modificação do resultado ou a anulação da partida.


O Central, porém, recorreu da decisão, e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva revogou a determinação do TJD, devolvendo a vitória ao time de Caruaru. "Só se configura erro de direito, que anula ou muda o placar, se o árbitro revelar desconhecer a regra ou dolo contra o time", argumentou o então procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.


Mesmo com o placar permanecendo, o árbitro Wilson Souza foi punido pela Federação Pernambucana de Futebol com o afastamento até o fim do certame. Desta vez, espera-se uma punição também significativa ao árbitro Nielson Nogueira. Curiosamente, ele vinha sendo reputado como o melhor árbitro do campeonato, tendo apitado dois dos clássicos disputados até agora, com boa avaliação.

Nenhum comentário: