quinta-feira, abril 01, 2010

Sport faz 1 a 0 no Paraná e avança na Copa do Brasil

Leão sofreu, mas venceu por 1x0 e agora enfrenta o vencedor de Atlético/MG e Chapecoense

Leão sofreu, mas venceu por 1x0 e agora enfrenta o vencedor de Atlético/MG e Chapecoense

O Sport sofreu para vencer o Paraná e conseguir sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Um gol de Dirley, ainda no primeiro tempo, deu a vitória aos pernambucanos que haviam empatado o primeiro confronto, em Curitiba. Na próxima fase, os rubro-negros enfrentam o vencedor do confronto entre Atlético Mineiro e Chapecoense, que se enfrentam nesta quinta (1).


Quando o jogo começou parecia que o Sport era o time ávido por uma vitória a qualquer custo. Tanto que no primeiro minuto Júlio César cruzou da direita e Ciro não chegou em tempo de completar. O Paraná respondeu logo no reinício. João Paulo chutou de longe e Magrão defendeu em dois tempos.


Mas o pior estava por vir para os pernambucanos. Aos quatro minutos, Kim chutou rasteiro e Igor, na tentativa de cortar, pôs a mão na bola. Pênalti sem constestação. João Paulo foi para a cobrança e mandou na trave direita. Um pênalti no início da partida mostrou o inexplicável nervosismo do sistema defensivo rubro-negro.

Os zagueiros entravam de qualquer jeito na tentativa de desarmar os adversários - e normalmente eram driblados - e as saídas de jogos precipitadas. Isso refletiu-se até no ataque, com cruzamentos antes do posicionamento dos homens de frente para recebê-los e opções de finalizar quando algum companheiro estava melhor colocado.


Isso sem falar nos chutões para afastar o perigo, em muitas vezes desnecessários. Ainda assim, os donos da casa conseguiram rondar com perigo. E foi assim que o placar foi aberto. Aos 39 minutos, Eduardo Ramos bateu falta da esquerda e Dirley subiu bem para desviar e mandar no canto.

A partida recomeçou no segundo tempo com o mesmo equilíbrio que terminara o primeiro. O Paraná mostrando bom toque de bola e sempre deixando a defesa rubro-negra em alerta máximo. O único alívio era a marcação falha dos visitantes sobre Eduardo Ramos, principal foco criativo do Sport.

O camisa oito terminou sendo o ponto de desafogo. Faltava apenas o auxílio de seus companheiros de lateral e volantes. Por isso, os atacantes pouco tocaram na bola. Enquanto isso, a equipe vermelha e azul mostrava mais organização e não empatou o jogo aos 15 minutos por milagre. Num bate-rebate na área, a bola sobrou para Márcio Diogo passar por Magrão e chutar para fora quando pressionado por Dirley.


Depois de muito tempo, o Sport deu um susto no Paraná. Aos 27, Eduardo Ramos fez boa jogada e cruzou para trás. Ciro não alcançou e Dutra chegou mas chutou para fora. Com o tempo avançando e sem conseguir o empate que levaria a decisão para os pênaltis, o técnico Marcelo Oliveira deixou seu time mais ofensivo com Wellington Silva no lugar de Pará.


Na reta final, Magrão apareceu bem para salvar a pátria leonina. Éverton bateu escanteio e Luís Henrique subiu no primeiro pau. Magrão esticou-se todo e conseguiu defender. A resposta do Sport veio com Ciro, que rolou para Leandrão em ótimas condições, chutar pela linha de fundo.


Aos 44, num contra-ataque, Eduardo Ramos recebeu de Leandrão e chutou à esquerda, para fora. Eram três jogadores do Sport contra dois paranaenses. Aos 49, Ciro, Eduardo Ramos, César e Leandrão fugiram no contra-ataque e os dois últimos fizeram o mais difícil: perderam a chance.

O reencontro da Ilha do Retiro com a Copa do Brasil teve final feliz para a torcida rubro-negra. Na noite desta quarta-feira, o Sport fez o necessário. Jogou pro gasto. Venceu o Paraná por 1 x 0 e carimbou o passaporte para a segunda fase Imagem: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A. Press

O reencontro da Ilha do Retiro com a Copa do Brasil teve final feliz para a torcida rubro-negra. Na noite desta quarta-feira, o Sport fez o necessário. Jogou pro gasto. Venceu o Paraná por 1 x 0 e carimbou o passaporte para a segunda fase. Foi o primeiro jogo do Leão em casa na competição depois da inédita conquista em 2008 – ano passado, o Sport ficou fora do torneio devido à participação na Libertadores. O zagueiro Dirley marcou o único gol.


A importância dada pelo Sport ao jogo pôde ser medida antes de a bola rolar. O volante Daniel Paulista e o atacante Ciro precisaram tomar infiltração para entrar em campo. Longe das condições ideais, eles ficaram em tratamento intensivo nos últimos dois dias.


Um ar de desconfiança pairou sobre a Ilha do Retiro no início do jogo. Assustados, os rubro-negros viram o árbitro marcar pênalti a favor do Paraná logo aos 5 minutos. Mão do zagueiro Igor na área após o chute de Kim. Na cobrança, João Paulo jogou na trave a esperança do torcedor paranista. Momento de alívio rubro-negro.



A apresentação do Sport esteve longe de ser empolgante, mesmo assim, a vitória parcial saiu na reta final do primeiro tempo. Dirley desviou de cabeça falta cobrada por Eduardo Ramos e abriu o placar aos 38 minutos. Um gol para tranquilizar os rubro-negros. Naquele momento, o Paraná passou a precisar de dois gols para eliminar o Sport no tempo normal – 1 x 1 levava a decisão para os pênaltis.


O jogo continuou com sua dose de tensão na segunda etapa. Ambos os times tiveram chances de mexer no placar. Nenhum teve competência. No último lance, o ataque rubro-negro teve duas grandes oportunidades de marcar. Leandrão atrapalhou-se e Eduardo Ramos foi parado pelo goleiro no segundo momento. Era o fim da partida. E o começo do novo sonho rubro-negro


Ficha do jogo:


Sport: Magrão; Igor, César e Dirley (Igor Maranhão); Júlio César, Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Dairo (Leandrão). Técnico: Givanildo Oliveira.


Paraná: Juninho; Alessandro Lopes, Luís Henrique e Diego Correa; Jefferson, Chicão, João Paulo, Pará (Wellington Silva) e Kim (Éverton); Marcelo Toscano e Márcio Diogo (Davis). Técnico: Marcelo Oliveira.


Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA). Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE). Gols: Dirley, aos 39 do primeiro. Cartões amarelos: Daniel Paulista, Igor, Alessandro e Diego Correa. Renda: R$ 141.417. Público: 15.601.

Nenhum comentário: