terça-feira, março 23, 2010

Sport tem a maior invencilidade do ano no futebol brasileiro

O Sport é, no momento, o dono da maior invencibilidade do Brasil na temporada. E mais. É o único time que ainda não perdeu entre os componentes de Campeonatos Estaduais que contam com a participação de equipes integrantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 2x1 sobre o Salgueiro, sábado, na Ilha do Retiro, pela 16ª rodada do Estadual, os rubro-negros completaram 18 jogos sem derrotas em 2010. São 11 vitórias e cinco empates na competição local, uma vitória e um empate na primeira e segunda fases da Copa do Brasil.


Os 40 times das Primeira e Segunda Divisões nacional estão espalhados por 13 Estaduais Brasil afora: Campeonato Pernambucano, Goiano, Mineiro, Catarinense, Estadual do Rio de Janeiro, Cearense, Paulista, Gaúcho, Potiguar, Paranaense, Baiano, Alagoano e do Distrito Federal. O universo total de equipes nestas competições engloba 162 times profissionais.

Nem mesmo o Santos, quem mais encanta na temporada atual, conseguiu se segurar em todos os jogos. Foi derrotado duas vezes, ambas no Campeonato Paulista. Perdeu para o Mogi Mirim, fora de casa, e para o Palmeiras, na Vila Belmiro.


O próximo compromisso leonino será amanhã à noite, contra o Vera Cruz, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, pela 17ª rodada do Pernambucano. "A invencibilidade aumenta a nossa responsabilidade, porque ficamos mais visados. É praticamente impossível uma equipe passar a temporada inteira sem perder. O que temos de fazer é tentar esticar essa sequência o máximo possível", comentou o meia Eduardo Ramos.


Na história, as maiores séries invictas do futebol brasileiro pertencem ao Flamengo e ao Botafogo. Os dois times cariocas já conseguiram ficar 52 partidas sem perder. Os rubro-negros alcançaram o feito em 1979, enquanto os alvinegros registraram essa marca na temporada anterior.


Trazendo apenas para o universo dos Estaduais, o Sport já está há 43 jogos sem saber o que é uma derrota. A última vez que perdeu foi no dia 26 de março de 2008. O time da Ilha do Retiro caiu por 1x0 diante do Serrano, no Estádio Nildo Pereira, no município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano.


De lá para cá, foram 32 vitórias e 11 empates, com um aproveitamento de 82,9% de conquista dos pontos em jogo. Se conseguir levantar a taça da edição atual, será o segundo time da história do Campeonato Pernambucano a se sagrar bicampeão invicto. O único até hoje é o Tramways, nas temporadas de 1936 e 1937. O primeiro torneio local foi disputado em 1915.


Outra marca paralela este ano vem sendo disputada individualmente por Ciro. O atacante pernambucano é o segundo maior artilheiro do Brasil, com 13 gols. Divide o posto com Diogo Galvão (Trindade-GO), Edmundo (Botafogo-PB), Juca (Rio Branco-ES) e Neymar (Santos).


Todos eles estão dois gols atrás de André, do Santos. É a volta dos bons ventos para o menino de ouro da Ilha, que viveu um momento complicado no segundo semestre de 2009.


OUTROS ESTADUAIS - Há outras equipes que ainda não perderam em 2010, mas em torneios inexpressivos em âmbito nacional. No Piauí, o Barras lidera a fase inicial do Campeonato Piauiense com quatro vitórias em quatro jogos. Em Rondônia, o Campeonato Rondoniense tem o Vilhena e o Rolim de Moura com uma vitória e um empate cada um.


No Estado de Roraima, há outros dois invictos no Campeonato Roraimense. O Náutico tem duas vitórias em dois jogos, enquanto o Baré e o Roraima somam uma vitória e um empate. Por fim, no Campeonato Tocantinense, em Tocantins, o Interporto está com três vitórias e dois empates.


Os Estaduais do Amapá e do Maranhão são os únicos que ainda não começaram.

Nenhum comentário: