quarta-feira, março 24, 2010

Sport já pode se classificar hoje

Para isso, Leão precisa vencer o Vera Cruz e torcer contra o Porto e o Ypiranga

Soberano no Estadual 2010, o Sport pode ter hoje, diante do Vera Cruz, no Carneirão, em jogo marcado para as 21h50, o primeiro resultado efetivo do seu trabalho. Invicto e líder da competição, com 38 pontos ganhos, nove à frente do vice-líder Santa Cruz, o Leão tem grande chance de já carimbar o seu passaporte para a fase semifinal na noite de hoje, com cinco rodadas de antecipação. Para conseguir essa vaga entre os quatro melhores desta primeira fase, os rubro-negros precisam vencer o Galo das Tabocas e torcer para Porto (quinto colocado) e Ypiranga (sexto) não vencerem os seus jogos, contra Santa Cruz, no Arruda, e Vitória, em Santa Cruz do Capibaribe, respectivamente. Com isso, o Leão chegaria aos 41 pontos e não poderia ser mais alcançado por Gavião e Máquina de Costura, únicos que, matematicamente, ainda podem tirar o Leão do G4.

Fazendo esforço para não pensar no Clássico das Multidões de domingo, contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro, o Leão se prepara para enfrentar o Vera Cruz com várias mudanças em relação ao último jogo, na vitória sobre o Salgueiro, incluindo uma dúvida. Contando com os retornos do zagueiro Igor, do lateral-esquerdo Dutra e do meia Eduardo Ramos, todos cumpriram suspensão diante do Carcará, o treinador Givanildo Oliveira ainda conta com dois desfalques e uma mudança por opção técnica.

A grande dúvida do comandante leonino é entre o zagueiro Dirley e o meia Kássio para herdar a vaga deixada pelo volante Zé Antônio, vetado por dores musculares. Caso opte pelo defensor, o Leão ganha em marcação e força física, já que Dirley formaria o trio de zaga ao lado de Igor e César, e o volante Tobi atuaria na sua posição de origem, ao lado de Daniel Paulista, com Eduardo Ramos livre para armar e até fazer o papel de terceiro atacante.

Já com a segunda opção, o time teria mais mobilidade e ofensividade. No caso, Tobi atuaria como terceiro zagueiro, e Daniel Paulista seria o único volante fixo, com Eduardo Ramos sendo um pouco mais recuado para ajudar na marcação, e Kássio atuando mais próximo aos atacantes Ciro e Dairo. “Treinei com essas duas opções (no coletivo da última segunda-feira) e vou esperar para decidir apenas amanhã (hoje)”, comentou Givanildo. Com os três retornos, o zagueiro Montoya, vetado com dores musculares, cede lugar para a volta de Igor. Já Dutra e Eduardo Ramos entram na vaga de André Luiz e Odair, respectivamente, com estes dois últimos retornando para o banco de reservas. Já a mudança promovida por Givanildo é o retorno do lateral-direito Júlio César, que recuperou a vaga para Eduardo Ratinho, perdida há cinco rodadas.

Sem ainda saber o que é perder neste ano, os leoninos continuam sua saga de invencibilidade em campeonatos estaduais. Caso não seja derrotado pelo Vera Cruz, a equipe chegará ao seu 44º jogo invicto em jogos válidos pelo Estadual, cada vez mais perto do recorde de 49 partidas sem perder, cravado pelo próprio Sport, entre os anos de 1997 e 1999. O último revés aconteceu no Pernambucano de 2008, na derrota por 1x0, para o Serrano. Além disso, os rubro-negros ostentam o título de único invicto em 2010, levando em conta as 40 equipes das séries A e B do Brasileiro.

Vera Cruz: Gideão; Ricardo, Joel, Valnei e Éverton; Edvan, Gilberto, Juninho e Vassoura; Freitas e Felipe. Técnico: Maurício Simões

Sport: Magrão; Igor, César e Tóbi; Júlio César, Daniel Paulista, Eduardo Ramos, Kássio (Dirley) e Dutra; Ciro e Dairo. Técnico: Givanildo Oliveira

Local: estádio Carneirão (Vitória de Santo Antão)

Horário: 21h50

Árbitro: Ricardo Tavares

Assistentes: Jossemar Diniz e Marcelo Neves

Preliminar: Vera Cruz x Sport, às 19h (juniores)

Nenhum comentário: