quarta-feira, março 17, 2010

“Puxão de orelha” surte efeito


“As obras serão iniciadas em 3 de maio, embora a Fifa nos tenha dado um prazo até 1º de junho”, garantiu Leitão
O puxão de orelha do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e do Ministro do Esporte, Orlando Silva, parece ter surtido efeito no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 de Pernambuco. Se antes a data para o início das obras da nova arena (ainda sem nome definido), que abrigará as partidas do Mundial no Estado e será em São Lourenço da Mata, tinha sido adiada para 10 de maio (inicialmente seria em 3 de março), após a intervenção de Teixeira, foi fixada para 3 de maio. O cronograma foi confirmado ontem pelos dois principais membros do comitê estadual, Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil, e Sílvio Bompastor, secretário executivo do comitê gestor das Parcerias Público Privadas (PPPs).

Um passo muito importante na construção da nova arena será dado na próxima segunda-feira, dia 23, quando serão abertos os envelopes das licitações, com as propostas das empresas interessadas em assumir a construção e administração do estádio (terão esse direito por 30 anos). Ao todo, 24 companhias apresentaram proposições, das quais 18 realizaram o procedimento de reconhecimento da área onde será erguido o projeto chamado de “Cidade da Copa”. Após o resultado, a exigência é que o consórcio vencedor já inicie as obras no dia 3 de maio. Depois disso, o prazo para a conclusão será de 30 meses, com o estádio sendo entregue no dia 31 de dezembro de 2012 e inaugurado, com a realização do primeiro evento, no dia 6 de janeiro de 2013.


“As obras serão iniciadas em 3 de maio, embora a Fifa nos tenha dado um prazo até 1º de junho. Tudo correrá bem e estará pronto no prazo correto, sem pressa e com folga”, afirmou Ricardo Leitão, esbanjando otimismo, durante a apresentação do projeto da Cidade da Copa, ontem, na Rodada Nordestina Rumo à Copa, no Mar Hotel, em Boa Viagem. À tarde, ele realizou um sobrevoo pelo terreno onde será erguida a arena, junto com um representante do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), que, através de uma linha de crédito intermediada pelo Governo Federal, financiará a obra. No caso de Pernambuco, o Banco do Nordeste (BNB) também oferecerá uma parte do financiamento.


Outro acontecimento importante, previsto no cronograma do Comitê local, será o envio, no dia 30 deste mês, das diretrizes com relação à Copa do Mundo das secretarias estaduais envolvidas no projeto para análise do Governo Federal. As áreas relacionadas serão saúde, segurança, telecomunicações e turismo. “Essas diretrizes terão de estar alinhadas com as do Governo Federal, e eles vão avaliar isso”, ressaltou Sílvio Bompastor, que fez questão de lembrar que a nova arena ainda não tem nome definido, embora venha sendo chamada, e até citada nos meios de comunicação, como “Arena Capibaribe”. “Será feita uma consulta pública para decidir o nome e, mesmo assim, depois disso, se o consórcio quiser, poderá vinculá-lo a um patrocinador.”

Nenhum comentário: