quinta-feira, março 11, 2010

Primeiro foi o Sport, que logo no confronto de ida derrotou o Brasília por 4x2, eliminando os candangos sem precisar disputar a partida de volta, na Ilha do Retiro. Ontem, foi a vez de Náutico e Santa Cruz afastarem qualquer possibilidade de zebra e derrotarem Ivinhema, por 3x1, e América/AM, por 3x0, respectivamente, e garantirem uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Após alguns anos de tropeços, Pernambuco pôde ver os três times do Recife não serem eliminados na primeira etapa do torneio. Vivos na competição, as equipes deram mais um passo e encurtaram o caminho rumo à Taça Libertadores da América. Com exceção do Mais Querido, os pernambucanos já conhecem os adversários da próxima etapa. Enquanto os tricolores esperam o vencedor do confronto Botafogo x São Raimundo/PA, que acontece hoje à noite, o Timbu terá pela frente o Vitória/BA. Já o Leão se prepara para os jogos diante do Paraná. A primeira rodada será realizada no dia 17 de março e a segunda, no dia 31.



Com dois gols, Élvis abriu os caminhos para que o Tricolor superasse a barreira da primeira fase da Copa do Brasil
Após três anos de insucessos, quando foi desclassificado em casa, diante dos seus torcedores, o Santa Cruz, enfim, conseguiu passar para a segunda fase da Copa do Brasil. Com uma atuação que passou longe de um futebol convincente, com dificuldades para superar a retranca adversária quando o Diabo estava com os 11 jogadores em campo, o Mais Querido derrotou o América/AM por 3x0, afastou o fantasma das últimas eliminações e, agora, espera pelo adversário - Botafogo x São Raimundo/PA duelam hoje. Élvis, duas vezes, e Brasão, fizeram os gols que garantiram a alegria do público que compareceu ao Arruda ontem à noite. No confronto de ida, os tricolores haviam vencido por 1x0.

As três alterações realizadas pelo técnico Dado Cavalcanti parecem ter mexido com o “conjunto” da equipe. Com a entrada de Edson Miolo e os retornos de Léo e Élvis, o Santa Cruz não se encontrou nos primeiros minutos do jogo. A dificuldade em tocar a bola no campo de ataque fez a Cobra Coral, mais uma vez, abusar dos lançamentos longos, sem sucesso. O atacante Brasão, candidato a ídolo, jogava mais para a torcida do que para a equipe. Muitas vezes, abusou dos carrinhos no campo de ataque, o que fez Dado ir conversar com o atleta no final da primeira etapa.


Limitado tecnicamente, o América/AM não conseguia assustar o goleiro Tutti e para evitar que o Tricolor do Arruda marcasse o primeiro gol, parava as jogadas com faltas. A primeira oportunidade de abrir o placar surgiu apenas aos 17 minutos. Élvis foi até a linha de fundo e cruzou. A defesa do Diabo afastou errado, e a bola sobrou para Edson Miolo. Da entrada da área, o lateral-esquerdo, com a perna direita, chutou para fora. A situação começou a melhorar para o Mais Querido aos 31, quando o árbitro Francisco Carlos do Nascimento expulsou o zagueiro Amaral.


Em vantagem numérica, o Santa Cruz foi para o campo de ataque, e as chances começaram a surgir. Aos 39, Gilberto Matuto chutou, a bola desviou na defesa. Em cima da linha de fundo, Souza pegou o rebote e escorou para o meio da área. Livre de marcação, Élvis completou para o gol. Na base da empolgação, os tricolores conseguiram o segundo. Aos 45, Gilberto cruzou, Brasão, na pequena área, tentou dominar, mas a bola sobrou para Élvis, que fez o segundo. Nos acréscimos, Souza ainda acertou a trave.


No segundo tempo, o Mais Querido diminuiu o ritmo. Ainda assim, Joelson, que entrou no intervalo, substituindo Souza, e Brasão, perderam algumas oportunidades. Aos 24, os donos da casa marcaram o terceiro. Brasão cobrou falta com estilo, fechando o placar.


Santa Cruz: Tutti; Gilberto Matuto, Leandro Cardoso, Alysson e Edson Miolo (Jefferson); Goiano, Léo (Marcos Mendes), Jackson e Élvis; Souza (Joelson) e Brasão. Técnico: Dado Cavalcanti


América/AM: Galvão; Marquinhos Belém, Alberoni, Amaral e Fitti; Jeferson, Rosemiro, Cleiton (Soldado) e Trindade (Ivan); Da Costa e Djalma. Técnico: Sérgio Duarte


Local: Arruda. Árbitro: Francisco Carlos do Nacimento (AL). Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Carlos Jorge Titara da Rocha (ambos de AL). Gols: Élvis (aos 39 e aos 45 do 1ºT) e Brasão (aos 24 do 2ºT). Cartões amarelos: Léo, Souza e Brasão (Santa Cruz); Fitti, Alberoni, Cleiton e Trindade (América/AM). Cartões vermelhos: Amaral e Djalma (América/AM). Público: 15.580. Renda: 131.580,00.

Nenhum comentário: