terça-feira, março 30, 2010

Jogos da Copa do Brasil terão minuto de silêncio por Armando Nogueira

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, determinou luto oficial de três dias no futebol brasileiro em virtude da morte do jornalista Armando Nogueira na manhã deste domingo. Em nota no site oficial, Teixeira diz que será observado um minuto de silêncio nos jogos da Copa do Brasil a serem realizados nesta quarta-feira (31).

Segundo Teixeira, Armando foi "um dos mais importantes jornalistas brasileiros, com trajetória profissional marcante nas mais conceituadas empresas de comunicação do país".


Armando Nogueira está sendo velado no Maracanã desde às 13 horas de ontem.


O corpo do jornalista Armando Nogueira, que morreu na manhã desta segunda-feira, aos 83 anos, em seu apartamento na Lagoa, zona sul do Rio,está sendo velado desde às 13 horas, de ontem na tribuna de honra do estádio do Maracanã.

Ex-diretor de jornalismo da TV Globo, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho 2007. Nogueira estava sendo tratado em uma enfermaria montada em sua residência, mas seu quadro se agravou nos últimos dias. O enterro está marcado para esta terça-feira, às 12 horas, no cemitério São João Batista.

Autor de dez livros, Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e formou-se em direito no Rio. De acordo com sua biografia oficial em 1950 começou a carreira de jornalista no Diário Carioca. Foi repórter, redator e colunista. Trabalhou na Revista Manchete, como redator principal na gestão de Otto Lara Resende. Em O Cruzeiro, foi repórter fotográfico de 1957 a 1959.

Em 1959, Nogueira entrou para o Jornal do Brasil, onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Como repórter, fez a cobertura de todas as Copas do Mundo a partir de 1954. Começou no telejornalismo em 1959, na antiga TV-Rio, canal 13. Ele dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e, após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

O jornalista participou da cobertura dos Jogos Olímpicos desde 1980, em Moscou. Ele trabalhou ainda na Rede Bandeirantes e seus últimos trabalhos foram no SporTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.

Amigos, jornalistas e ex-colegas de trabalho já homenageiam Armando Nogueira. "Fui contratado pelo Armando pra trabalhar na TV Globo, vivíamos um período de censura no Brasil e ele aguentou isso com habilidade diplomática e paciência. Ele cultuava o bom texto, adorava dar um palpite pra melhorar uma frase. Era uma pessoa que admirava a maneira boa de escrever e incentivava isso nos jornalistas", disse Silio Bocaneira, da TV Globo, em entrevista para a Globonews.

Frases marcantes de Armando Nogueira

PELÉ
"Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola."


PELÉ E TOSTÃO
“A tabelinha de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus.”


GARRINCHA
"Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio."


MAU CARÁTER
"No futebol, matar a bola é um ato de amor. Se a bola não quica, mau-caráter indica."


CRÍTICA
"Os cartolas pecam por ação, omissão ou comissão"


HUMOR
"Anúncio: troco dois pés em bom estado de conservação por um par de asas bem voadas."


HERÓIS
"Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance"


NÍLTON SANTOS
"Tu, em campo, parecias tantos, e no entanto, que encanto! Eras um só, Nílton Santos".


ZICO
"A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol."


GOL
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro."



CALENDÁRIO
"O calendário do futebol brasileiro não é gregoriano nem juliano, é cartoliano".

Nenhum comentário: