terça-feira, março 30, 2010

Joanna Maranhão será porta-bandeira em Medellín


Sul-americano // Pernambucana vai comandar a delegação brasileira na cerimônia final


Dona de seis medalhas - cinco de ouro e uma de bronze - a pernambucana Joanna Maranhão foi o principal destaque dos Jogos Sul-americanos de Medellín 2010, que terminam hoje à noite. A nadadora, finalista olímpica em Atenas 2004, foi escolhida como porta-bandeira da equipe brasileira na competição. Com a intenção de integrar ainda mais o público e os esportistas, os organizadores optaram por um desfile aberto na despedida do evento e assim conduzirá a delegação nacional pela Avenida San Juan, uma das principais da cidade colombiana.


Joanna Maranhão coroa desempenho em Medellín como porta-bandeira

A natação foi a modalidade que mais medalhas rendeu ao Brasil durante os Jogos. Em apenas três dias de natação, a pernambucana venceu os 200m borboleta, 200m medley, 400m livre, 400m medley e o revezamento 4x200m livre; e ainda foi terceira colocada nos 800m livre.


Diante de milhares de pessoas, a atleta viverá uma emoção diferente e terá a honra de carregar a bandeira brasileira no encerramento da mais importante competição do continente sul-americano. "Esta é a primeira vez quetenho essa honra e agradeço ao Comitê Olímpico Brasileiro por ter lembrado do meu nome. Atletas consagrados como o Thiago Pereira já tiveram esse prazer. Para mim será muito emocionante", comemorou Joanna, que completa 23 anos em abril.


Há seis anos, nos Jogos de Atenas, Joanna tornou-se a primeira brasileira a classificar-se para uma final olímpica em 56 anos, desde Piedade Coutinho, nas Olimpíadas de Londres/1948. Na ocasião, terminou os 400m medley em quinto lugar. "Esta escolha foi mais do que merecida, pois Joanna renasceu nesta competição e vem tendo sua melhor atuação na carreira, desde a final olímpica dos Jogos de Atenas, em 2004. Sua performance em Medellín abre perspectivas muito boas para a natação feminina visando os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012", disse Coaracy Nunes Filho, presidente da CBDA.


Vôlei - A Seleção Brasleira feminina de volei derrotou a Argentina por 3 sets a 0, ontem, e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Sul-americanos Medellín 2010. A partida, realizada no Parque Estádio Sur, em Envigado, região metropolitana de Medellín, teve parciais de 25/22, 25/17 e 25/15. O Brasil está representado pela equipe sub-23.


A nadadora Joanna Maranhão será a porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Sul-Americanos de Medellín, nesta terça-feira, na Colômbia. A festa tem início programado para as 21h (de Brasília) e acontece na Avenida San Juan, uma das principais da cidade.

"Esta é a primeira vez que tenho essa honra e agradeço ao Comitê Olímpico Brasileiro por ter lembrado do meu nome. Atletas consagrados como o Thiago Pereira já tiveram esse prazer. Para mim será muito emocionante", disse a atleta, que conquistou cinco medalhas de ouro e uma de bronze em Medellín.


Ela foi para a Colômbia e ganhou seis medalhas - cinco ouros e um bronze. De lambuja, derrotou adversárias de potência, como a argentina Georgina Bardach, duas vezes medalhista olímpica em provas de medley. Hoje, ainda em Medellín, a partir das 21h, a nadadora pernambucana Joanna Maranhão desfila pela avenida San Juan, uma das principais da cidade, como porta bandeira da equipe brasileira na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Sul-Americanos 2010. A escolha foi do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que elegeu a esportista pelo seu impecável desempenho na competição, a melhor atuação de uma brasileira na disputa.

Em apenas três dias de natação, a pernambucana venceu os 200 metros borboleta, os 200 metros medley, os 400 metros livre, os 400 metros medley e o revezamento 4x200 metros livre. Para completar, foi terceira colocada nos 800 metros livre. Irretocável, o feito foi considerado o renascimento da nadadora, que desde a final olímpica de 2004, em Atenas, vinha tendo uma atuação regular, porém, sem avanços significativos. O momento é considerado propício, já que abre perspectivas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “A conclusão que tiro deste campeonato é que quando a gente planta, pode até demorar, mas uma hora a gente colhe. E digo ‘A GENTE’ em letras maiúsculas porque ninguém é nada sozinho. Portanto, muito obrigada mesmo a todos que torceram por mim”, comemorou a atleta na sua página de microblog da internet.


A projeção da pernambucana rendeu, inclusive, comentários do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, que não tem uma relação das mais amistosas com a nadadora. “Esta escolha foi mais do que merecida. Joanna vem tendo sua melhor atuação na carreira desde 2004, em Atenas. Sua performance em Medellín abre perspectivas muito boas para a natação feminina visando os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012”, disse. Diante de milhares de pessoas, em um desfile aberto, Joanna vai carregar a bandeira brasileira no encerramento da competição considerada a mais importante do continente sul-americano. “Esta é a primeira vez que tenho essa honra e agradeço por terem lembrado do meu nome. Atletas consagrados como Thiago Pereira já tiveram esse prazer. Para mim será muito emocionante”, falou.


Vôlei


A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Argentina por 3 sets a 0, ontem, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín. A partida teve parciais de 25/22, 25/17 e 25/15. O Brasil foi representado pela equipe sub-23 na competição continental.

Nenhum comentário: