segunda-feira, março 29, 2010

Joanna conquista cinco ouros e um bronze no total


A última medalha veio ontem nos 200 metros borboleta

O saldo de Joanna Maranhão na nona edição dos Jogos Sul-Americanos foi, de fato, bastante positivo. Nas provas de natação da competição continental, que acontecem em Medellín, na Colômbia, a pernambucana conseguiu seis expressivas medalhas (cinco ouros e um bronze). Ontem pela manhã, quando foram realizadas as eliminatórias dos 200 metros borboleta, ela se classificou para a final da prova, ocupando o primeiro posto. Na decisão, bateu todas as concorrentes e ganhou a sua quinta medalha dourada ao acabar o percurso com o tempo de 2min13s22.

No sábado, Joanna havia conseguido duas medalhas em Medellín. Primeiro terminou com um bronze nas eliminatórias da prova de fundo dos 800 metros livre (8min42s09). Em seguida, com 4min52s84, conquistou o ouro na final dos 400 metros medley, que a atleta considera a sua favorita. O tempo, inclusive, foi o recorde do campeonato. Na ocasião, a também brasileira Larissa Cieslak, de Brasília, acabou ficando com a prata (5min0158).

A última sexta-feira, quando aconteceu a primeira etapa dos esportes aquáticos nos Jogos Sul-Americanos, foi ainda mais satisfatória para a pernambucana. Tendo mais uma vez atuações incontestáveis dentro das piscinas, conquistou três medalhas de ouro no certame continental. A primeira veio nos 400 metros livre, que ela finalizou com 4min13s79, apenas um segundo e 60 milésimos abaixo do seu recorde nacional, obtido em 8 de maio do ano passado, no Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil). Logo depois, com 1min17s07, nos 200 metros medley, bateu a argentina Georgina Bardach, principal concorrente da competidora do Estado no torneio. A “hermana” foi medalhista pan-americana em Santo Domingo, em 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007, além de ser dona de dois bronzes olímpicos nos 400 metros medley. Na sequência, junto com Tatiana Lemos, Daynara de Paula e Sarah Correa, Joanna ganhou o revezamento 4x200 metros livre (8min24s85) e fechou o dia com nada menos que três ouros.

Hoje ocorrerá ainda a quarta e derradeira bateria das provas da natação do Jogos Sul-Americanos. A recifense, no entanto, não irá participar desta etapa. No mês de maio, a atleta vai participar da edição 2010 do Troféu Maria Lenk. A competição será realizada nas piscinas da Unisanta, em Santos, litoral de São Paulo.

Nenhum comentário: