segunda-feira, março 22, 2010

Formar uma grande Rede foi o objetivo principal do I BLOGGERPE – parte final.


Em sete pequenos capítulos, procuramos Dara nossa contribuição mostrando um pouco da grandeza sócio-econômica do Complexo Industrial e Portuário de Suape e o que ele representa para a economia do estado. A sua localização estratégica, torna-o um dos principais Portos de cargas do Hemisfério Sul. Tomando por base as principais rotas marítimas de navegação que ligam o ocidente ao oriente.


A 40 km ao sul do Recife, Suape é o mais importante Porto de toda a Região do Nordeste – um mercado consumidor de 50 milhões de habitantes e um PIB de 110 milhões de dólares. Situado nos municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, numa área de 140 km², distribuídos em zonas: Portuária, Industrial, Administrativa, de Preservação Ecológica e Cultural, atualmente o Complexo de Suape é o maior Polo de Desenvolvimento do País, também subdividido em 4 Polos: Industrial, Petroquímico e Têxtil, o do Estaleiro do Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima que será também o tema desta última reportagem do FALTOU O GOL sobre a cobertura do I Seminário de BLOGGERS – Encontro de Produtores de Conteúdo para a Mídia Digital de Pernambuco, realizado pelo Portal NPORDESTE.COM, dia 13 próximo passado no Hotel Beach Class Muro Alto na Praia de Porto de Galinhas no litoral sul pernambucano.

Em vídeo-conferência, transmitida ao vivo pelos Blogs presentes ao Evento, tivemos a palestra de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho e a participação também do Governador de Pernambuco Eduardo Campos, via telefone direto do Rio de Janeiro onde cumpria outros compromissos de governo.

A nova Refinaria que está sendo implantada em Pernambuco está orçada em em 12 bilhões e 290 milhões de dólares e deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2011, segundo o organograma da obra. Quando estiver em operação, a Refinaria Abreu e Lima irá processar cerca de 230 mil barris de petróleo por dia, o que será o suficiente para atender quase toda demanda de óleo diesel necessária nas regiões Norte e Nordeste.


Na operação da nova Refinaria serão criados 1.500 empregos diretos e mais 4.500 indiretos. Na unidade pernambucana serão gerados óleo diesel , coque, gasóleo de coque, gás de cozinha e nafta. A nafta é exatamente a matéria-prima utilizada para produção de resinas plásticas. A Refinaria Abreu e Lima deverá orgulhar os pernambucanos, porque ela foi projetada para ser Refinaria do País, a processar o petróleo pesado.

Por outro lado a Petrobrás desenvolve um estudo próprio sobre os impac5os que surgem com a implantação da Refinaria Abreu e Lima. Governador Eduardo Campos revelou: “que a partir de abril haverá um grande encontro que irá procurar meios para minimizar essa incidência, produzindo contribuições que irão traduzir tudo num esforço comum e colocá-las no plano diretor do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

E para finalizar na viagem de negócios empreendida pela missão pernambucana ao Canadá e a Holanda recentemente um dos objetivos foi o de aproximar Suape dos portos de Vancouver e Rotterdam – maior da Europa. O contato com os canadenses girou em torno da meta de transformar Pernambuco numa base para os navios comerciais que passarão pelo Atlântico Sul, após a conclusão das obras de alargamento do Canal do Panamá. Já na Holanda as conversações com técnicos portuários giraram em torno da finalização do primeiro plano de negócios e da estrutura organizacional do Complexo Portuário de Suape.

Nenhum comentário: