sábado, março 20, 2010

Formar uma grande Rede foi o objetivo principal do I BLOGGERPE – parte VI

Na série que vimos produzindo, acerca dos detalhes do Seminário dos Blogueiros de Pernambuco promovido com absoluto sucesso pelo Portal Nordeste.com na Praia de Porto de Galinhas no final de semana passado, onde tivemos como palestrante o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho. Presidente do Porto de Suape mostrou com os números que a localização estratégica do Porto favorece para que o Complexo de Suape seja um dos principais portos de concentração de cargas do Atlântico Sul.


Com a inauguração da maior fábrica de resina PET do mundo, pertencente à empresa italiana Mossi & Ghisolfi, o Complexo Industrial e Portuário de Suape deu um grande passo para consolidar o seu Polo Petroquímico. A construção da empresa Petroquímica Suape, que produzirá Ácido Tereftálico (PTA), Polietileno Tereftalato (PET) e fios de Poliéster (POY), irá alavancar a Indústria Têxtil do Nordeste.

O Projeto prevê a instalação de 770 malharias e tecelagens na região nordestina brasileira, agregando cerca de 3 mil e 800 empresas de confecção do setor. Dos 5 bilhões de dólares previstos para serem investidos neste setor, três e meio bilhões de dólares deverão ser canalizados pelo estado de Pernambuco. Em função disso desencadeará também, a retomada do plantio de algodão na nossa região.

Há poucos dias o Governador Eduardo Campos junto com sua comitiva esteve em missão comercial visitando o Canadá e a Holanda. O objetivo da viagem foi atrair investimentos estrangeiros para o Complexo Industrial e Portuário de Suape, situado aqui no litoral sul de Pernambuco.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho explicou que na Holanda o Governo de Pernambuco entrou em contato com a empresa Huisman – fabricante de equipamentos pesados. Aqui no Brasil, a Huisman estuda os incentivos ofertados por Pernambuco e pelo Espírito Santo, para decidir onde deverá concentrar sua produção na fabricação de guindastes e torres de perfuração de petróleo.

Presidente da Suape, FBC revelou ainda que no Canadá, a comitiva de Pernambuco contatou com a Yamana Gold, que desde do ano passado, estuda a viabilidade de abertura de uma unidade de produção de fertilizantes no Complexo de Suape e o outro contato comercial foi feito com a HD Energy – uma das maiores empresas exploradoras em terra de petróleo no mundo.

As negociações para atrair a HD Energy e outras empresas da área, deverão continuar até o próximo mês, quando uma delegação de 20 Representantes canadenses virá a Pernambuco para conhecer o Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Também outro ponto tratado na viagem ao Canadá e que Fernando Bezerra Coelho fez questão de abordar foi no contato com dirigentes da Yamana Gold, oportunidade em que o Governador Eduardo Campos apresentou o esboço do projeto para conclusão da Ferrovia Transnordestina – uma das ferramentas que deverá alavancar o progresso no Complexo de Suape.

Para finalizar também FBC, frisou o contrato fechado com a empresa pernambucana Tecomat, objetivando realizar o controle tecnológico do concreto e da terraplanagem dos dez lotes que a Odebrecht começara a executar nas obras da Transnordestina. A Tecomat também fará o gerenciamento da fabricação de dormentes, cerca de um total de dois milhões, que serão colocados nos trilhos da Ferrovia Regional. Só para lembrar a Tecomat tem experiência no setor. Em 1984 da construção do Metrô do Recife e em 2001 da ampliação do referido Metrô ao lado da Odebrecht. Para a Transnordestina, a Tecomat prevê ampliar em 40% o seu quadro de pessoal. As obras deverão ficar prontas em trinta meses.

Nenhum comentário: