sexta-feira, março 19, 2010

Formar uma grande Rede foi o objetivo principal do I BLOGGERPE – parte V

Na sua explanação o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho durante a realização do Seminário sábado (13) que reuniu 38 Blogueiros de todas as regiões de Pernambuco e que aconteceu no Hotel Beach Class Resort na Praia de Muro Alto em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, destacou especial atenção ao capítulo que trata da instalação do Estaleiro do Atlântico Sul, atualmente em implantação n o Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Com investimentos da ordem de 780 milhões de dólares, o Estaleiro Atlântico Sul terá capacidade de produzir navios e plataformas de petróleo, em nosso estado, gerando cerca de cinco mil empregos diretos e 25 mil indiretos. O Estaleiro Atlântico Sul pertence ao consórcio formado pelas empresas: Camargo Correa, Queiroz Galvão, PJMR e Sansung Heavy Industries. Possui uma área de 1 milhão e 560 mil metros quadrados e contará com um dique seco de 400 m de extensão, 73 de largura e 12 de profundidade. Terá capacidade de processar 160 mil toneladas de aço por ano, o equivalente à construção de 08 navios Suezmax, cujo primeiro deles está previsto o seu lançamento ao mar no final deste mês.

O Atlântico Sul será o maior Estaleiro do Hemisfério Sul e atualmente já possui encomendas para a construção de 14 navios petroleiros Suezmax de 157 mil toneladas de porte bruto, 08 navios Panamax de 115 mil toneladas e também a construção do casco da plataforma P-55.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho fez questão de frisar na sua fala que o Estaleiro Atlântico Sul não é uma utopia e sim uma realidade do estado de Pernambuco. O Presidente do Complexo Portuário e Industrial de Suape Fernando Bezerra Coelho destacou: “estamos caminhando para nos tornar o mais importante centro naval do Brasil. Até o final deste mês, outros estaleiros deverão anunciar sua opção por Pernambuco, independentemente do resultado da licitação da Petrobrás”. Neste momento a Petrobrás está licitando 28 sondas de perfuração. Existe a possibilidade de pelo menos dois outros estaleiros estariam engatilhados, aguardando esse resultado, para aportarem em Suape. Um do Consórcio Alusa/Galvão e outro do grupo paulista Construcap.

Nenhum comentário: