quinta-feira, março 18, 2010

Formar uma grande Rede foi o objetivo principal do I BLOGGERPE – parte IV



A palestra no sábado à tarde no Hotel Beach Class Muro Alto na praia de Porto de Galinhas foi transmitida ao vivo pelos Blogs participantes do evento através de vídeo conferência e contou ainda com a participação do Governador Eduardo Campos de Pernambuco - via telefone - já que o mesmo estava participando de outro evento na cidade do Rio de Janeiro.

O Governador em sua fala enalteceu o trabalho de todos os Blogueiros do estado, ali representados por 38 Produtores de Conteúdo para Mídia Digital. Eduardo Campos lembrou que o nosso estado irá produzir a primeira plataforma para exploração de petróleo no pré-sal. É que o consórcio Schahin-Tomé, irá construir no Complexo Industrial e Portuário de Suape, o navio-plataforma SP-SO, arrendado pela Petrobrás ao consórcio Modec-Schahin que deverá operar no campo de Guará, na bacia de Santos-SP. O contrato assinado em janeiro passado, da ordem de l,5 bilhão de dólares, (cerca de 2,710 bilhões de reais) e viabiliza a implantação de um segundo estaleiro no estado. A Schahin-Tomé pretende investir cerca de 300 milhões nesse empreendimento, o que deverá gerar 1.700 empregos diretos.

O Governador Eduardo Campos revelou que “segundo estimativas da Petrobrás, em Guará, as reservas óleo leve e gás natural, estão girando em torno de dois bilhões de barris”. E Eduardo Campos, enfatizou: “essa é a primeira plataforma que vai operar os recursos do pré-sal. E isso, finalizou o nosso Governador: “é um sinal de que surge em Suape, de maneira irreversível, um Polo de Petròleo, outro de gás, também um naval e offshore que deve ser comemorado por todos os pernambucanos. Ao final da palavra, do Alto Mandatário do Governo de Pernambuco, os presentes o aplaudiram de pé.

E para concluir essa parte dedicada ao Polo Naval que está sendo trabalhado no Porto de Suape, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho revelou que provavelmente dia 30 deste mês - data ainda a ser confirmada pelo Palácio do Planalto - o Presidente Lula deverá estar em Pernambuco, para presidir as cerimônias de lançamento ao mar, do primeiro navio que está sendo construído no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Segundo FBC o referido navio, ficará ancorado no Porto de Suape até o mês de julho aproximadamente para os técnicos de engenharia eletrônica instalares os dispositivos finais, ou seja, dar o acabamento final, para que o navio feito em Pernambuco seja definitivamente lançado ao mar para entrar em operação.

Nenhum comentário: